Plano de Ensino/Ementa | Plano de Aula | Exercícios | Avaliações | Frequência |
Plano de Ensino
Carga Horária
- Semanal: 4 h/a.
- Total: 60 h/a.
Objetivos
Habilitar o aluno ao desenvolvimento de protótipos wearable bem como iniciar pesquisas científicas relacionadas ao tema.
Ementa
- .Wearable Computing Introdução.
- Wearable sensores.
- Hardware e software para processamento Wearable.
- Wearable e a Interface-Homem Máquina.
- Casos de Estudo.
Forma de avaliação
Bibliografia básica:
Pré-requisitos
Plano de Aula
Tópicos Abordados
-
- Wearable Computing Introdução
- Wearable sensores
- Hardware e software para processamento Wearable
- Wearable e a Interface-Homem Máquina
- Interfaces 3D
- Interagindo com o mundo real
- Casos de Estudo
Aulas:
- Terças-feiras, das 08:20 às 10:00;
- Quintas-Feiras, das 08:20 às 10:00;
- Sala de aula: Sala 208 no pavilhão de aulas;
- Sala do professor: ICEB-III, sala 25.
Calendário:
|
Exercícios Diversos
Avaliações
Desafios (Peso 3), Seminário (Peso 1) – TP (Peso 6)
Nota = 10*0,3 + 10*0,1 + 10*0,6
Trabalho prático
- Link para template IEEE
Listas de Exercícios
Bibliografia básica:
- Delabrida Silva, S. E., Rabelo Oliveira, R. A., & Loureiro, A. A. (2018). Examining Developments and Applications of Wearable Devices in Modern Society (pp. 1-275). Hershey, PA: IGI Global.
- Doug A. Bowman, Ernst Kruijff, Joseph J. LaViola, and Ivan Poupyrev. 2004. 3D User Interfaces: Theory and Practice. Addison Wesley Longman Publishing Co., Inc., Redwood City, CA, USA.
- H. Raad. The Wearable Technology Handbook. United Scholars Publication, 2017. ISBN 9780692847121.
Bibliografia complementar:
- CAMACHO JÚNIOR, Carlos Olavo de Azevedo. Desenvolvimento em camadas com C#.Net. Florianópolis (SC): Visual Books, 2008. 202 p. ISBN 9788575022429 (broch.).
- DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J. Java: como programar . 6. ed. São Paulo: Prentice-Hall, c2005. 1110 p. ISBN 8576050193.
- LECHETA, Ricardo R. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2013. 821 p. ISBN 9788575223444 (broch.).
- Alex Okita. 2014. Learning C# Programming with Unity 3D (1st ed.). A. K. Peters, Ltd., Natick, MA, USA.
- Steve Aukstakalnis, Practical Augmented Reality: A Guide to the Technologies, Applications, and Human Factors for AR and VR (Usability) 1st Edition by Steve Aukstakalnis