BCC 403 – Interface de Usuário Avançada para Wearable Computing

Plano de Ensino/Ementa Plano de Aula Exercícios Avaliações Frequência

Plano de Ensino

Carga Horária

  • Semanal: 4 h/a.
  • Total: 60 h/a.

Objetivos

Habilitar o aluno ao desenvolvimento de protótipos wearable bem como iniciar pesquisas científicas relacionadas ao tema.

Ementa

  • .Wearable Computing Introdução.
  • Wearable sensores.
  • Hardware e software para processamento Wearable.
  • Wearable e a Interface-Homem Máquina.
  • Casos de Estudo.

Forma de avaliação

Bibliografia básica:

Pré-requisitos


Plano de Aula

Tópicos Abordados

  •  
    1. Wearable Computing Introdução
    2. Wearable sensores
    3. Hardware e software para processamento Wearable
    4. Wearable e a Interface-Homem Máquina
    5. Interfaces 3D
    6. Interagindo com o mundo real
    7. Casos de Estudo

Aulas:

  • Terças-feiras, das 08:20 às 10:00;
  • Quintas-Feiras, das 08:20 às 10:00;
  • Sala de aula: Sala 208 no pavilhão de aulas;
  • Sala do professor: ICEB-III, sala 25.

Calendário:

13/ago

Apresentação da Disciplina/Divisão e sorteio de seminários -

15/ago

Introdução Wearable Computing – Seminário - IntroWearable

20/ago

Desafio I – Prototipagem Rápida (1pt) – Double Team Process

22/ago

Tecnologias de Desenvolvimento Wearable (AR/VR) - AR_VR

27/ago

Iniciando programação Unity

29/ago

Wearable UX – Seminário - UX

03/set

Desafio II – Avaliando UX (1pt) – Faça um UX Evaluation -

05/set

Apresentação de temas de TP

10/set

Apresentação temas de TP

12/set

Sensores Wearable – Seminário

17/set

Iniciando programação Unity

19/set

HMD’s – Seminário

24/set

Desafio III – Do it Yourself (1pts) – Double Team Process

26/set

Caso de Estudo Ensino – Seminário

01/out

Caso de Estudo Indústria – Seminário

03/out

Caso de Estudo Esportes – Seminário

08/out

Caso de Estudo Saúde – Seminário

10/out

Caso de Estudo Cidades Inteligentes – Seminário

15/out

Desenvolvimento do TP

17/out

Desenvolvimento do TP

22/out

Desenvolvimento TP – Professor estará em Congresso

24/out

Desenvolvimento TP – Professor estará em Congresso

29/out

CheckPoint

31/out

CheckPoint

05/nov

Desenvolvimento do TP

07/nov

Desenvolvimento do TP

12/nov

Desenvolvimento do TP

14/nov

Desenvolvimento do TP

19/nov

CheckPoint

21/nov

CheckPoint

26/nov

Desenvolvimento do TP

28/nov

Apresentação TP

03/dez

Apresentação TP

05/dez

Apresentação TP

10/dez

Apresentação TP

12/dez

Estudo Livre

17/dez

Exame Especial

Exercícios Diversos

 


Avaliações

Desafios (Peso 3), Seminário (Peso 1) – TP (Peso 6)
Nota = 10*0,3 + 10*0,1 + 10*0,6

Trabalho prático

  • Link para template IEEE

Listas de Exercícios

Bibliografia básica:

  • Delabrida Silva, S. E., Rabelo Oliveira, R. A., & Loureiro, A. A. (2018). Examining Developments and Applications of Wearable Devices in Modern Society (pp. 1-275). Hershey, PA: IGI Global. 
  • Doug A. Bowman, Ernst Kruijff, Joseph J. LaViola, and Ivan Poupyrev. 2004. 3D User Interfaces: Theory and Practice. Addison Wesley Longman Publishing Co., Inc., Redwood City, CA, USA. 
  • H. Raad. The Wearable Technology Handbook. United Scholars Publication, 2017. ISBN 9780692847121.

Bibliografia complementar:

  •  CAMACHO JÚNIOR, Carlos Olavo de Azevedo. Desenvolvimento em camadas com C#.Net. Florianópolis (SC): Visual Books, 2008. 202 p. ISBN 9788575022429 (broch.). 
  • DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J. Java: como programar . 6. ed. São Paulo: Prentice-Hall, c2005. 1110 p. ISBN 8576050193. 
  • LECHETA, Ricardo R. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2013. 821 p. ISBN 9788575223444 (broch.). 
  • Alex Okita. 2014. Learning C# Programming with Unity 3D (1st ed.). A. K. Peters, Ltd., Natick, MA, USA.
  • Steve Aukstakalnis, Practical Augmented Reality: A Guide to the Technologies, Applications, and Human Factors for AR and VR (Usability) 1st Edition by Steve Aukstakalnis