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Plano de Ensino
Carga Horária
- Semanal: 4 h/a.
- Total: 60 h/a.
Objetivos
Proporcionar ao aluno conhecimento dos princípios da computação gráfica e dos métodos mais usados para sintetização computacional de imagens a partir de modelos e cenas tridimensionais. Proporcionar fundamentação teórica e experiência prática no desenvolvimento de programas gráficos interativos, utilizando uma biblioteca gráfica amplamente difundida no mercado.
Ementa
Sistemas gráficos. Programação gráfica interativa. Modelagem de objetos e cenas tridimensionais. Transformações geométricas. Visualização. Iluminação e colorização. Transparência e opacidade. Mapeamento de textura. Recorte. Remoção de superfícies escondidas. Rasterização.
Tópicos Abordados
Sistemas gráficos Dispositivos de entrada e saída; arquitetura de sistemas gráficos; cor Programação gráfica Interface para o programador de aplicações; primitivas e atributos; técnicas interativas Modelagem de objetos e cenas tridimensionais Objetos geométricos elementares; operações com dados geométricos; primitivas tridimensionais; sistemas de coordenadas; modelagem de objetos; estruturas de dados; transformações afins; movimentação de objetos Visualização Posicionamento do observador em relação à cena; transformação de visualização; tipos de projeção; transformação de projeção Iluminação e colorização Interação entre luz e superfícies; fontes de luz; modelo de reflexão de Phong; colorização de superfícies poligonais; transparência Mapeamento de textura Recorte Recorte de segmentos de retas; recorte de polígonos; recorte de outras primitivas Remoção de superfícies escondidas Eliminação de faces posteriores; algoritmo de ordenação z-buffer; ordenação por profundidade Rasterização Rasterização de segmentos de retas; rasterização de polígonos; “aliasing”
Aulas:
- Terças-feiras, das 08:20 às 10:00;
- Quintas-Feiras, das 08:20 às 10:00;
- Sala de aula: Sala 213 no pavilhão de aulas;
- Sala do professor: ICEB-III, sala 25.
Calendário:
13/ago |
Apresentação da Disciplina |
15/ago |
Introdução CG - Introdução |
20/ago |
Introdução CG |
22/ago |
Open GL |
27/ago |
Transformações Geométricas - TG |
29/ago |
Transformações Geométricas – Aula Prática |
03/set |
Projeções - Projeções |
05/set |
Projeções – Aula Prática |
10/set |
Prova 1 |
12/set |
Objetos 3D – Aula Prática |
17/set |
Apresentação propostas TP |
19/set |
Apresentação Propostas TP |
24/set |
Apresentação Propostas TP |
26/set |
Apresentação Propostas TP |
01/out |
Cores e texturas - Cores_Texturas |
03/out |
Cores e texturas – Aula Prática |
08/out |
Realismo - Realismo |
10/out |
Realismo – Aula Prática |
15/out |
CheckPoint TP |
17/out |
CheckPoint TP |
22/out |
Desenvolvimento TP – Professor estará em Congresso |
24/out |
Desenvolvimento TP – Professor estará em Congresso |
29/out |
Animações |
31/out |
Aula Prática |
05/nov |
Prova 2 |
07/nov |
Iluminação e sombreamento - Iluminação e Sombreamento |
12/nov |
Iluminação e sombreamento – Aula Prática |
14/nov |
CheckPoint TP |
19/nov |
CheckPoint TP |
21/nov |
Desenvolvimento TP |
26/nov |
Desenvolvimento TP |
28/nov |
Apresentações TP |
03/dez |
Apresentações TP |
05/dez |
Apresentações TP |
10/dez |
Apresentações TP |
12/dez |
Estudo Livre |
17/dez |
Exame Especial |
Avaliações
Prova I – 10 pontos – Peso 3
Prova II – 10 pontos – Peso 1
Trabalho prático – 10 Pontos – Peso 6
Trabalho prático
- Link para template IEEE
Listas de Exercícios
Bibliografia básica:
- E. Angel, Interactive Computer Graphics, Addison Wesley.
- E. Azevedo; A. Conci, Computação Gráfica, Editora Campus.
- F.S. Hill, Jr, Computer Graphics Using OpenGL, Prentice Hall.
Bibliografia complementar:
- J. Neider et al., OpenGL Programming Guide, Addison-Wesley.
- J. D. Foley et al., Computert Graphics: Principles and Practice, Addison Wesley.
- A. Watt, 3D Computer Graphics, Addison-Wesley.
- J. M. Gomes; L. Velho, Fundamentos da Computação Gráfica, IMPA.
- R. Tori, Fundamentos de Computação Gráfica, LTC.