BCC 327 – Computação Gráfica – 2019-2

Plano de Ensino/Ementa Plano de Aula Exercícios Avaliações Frequência

Plano de Ensino

Carga Horária

  • Semanal: 4 h/a.
  • Total: 60 h/a.

Objetivos

Proporcionar ao aluno conhecimento dos princípios da computação gráfica e dos métodos mais usados para sintetização computacional de imagens a partir de modelos e cenas tridimensionais. Proporcionar fundamentação teórica e experiência prática no desenvolvimento de programas gráficos interativos, utilizando uma biblioteca gráfica amplamente difundida no mercado.

Ementa

Sistemas gráficos. Programação gráfica interativa. Modelagem de objetos e cenas tridimensionais. Transformações geométricas. Visualização. Iluminação e colorização. Transparência e opacidade. Mapeamento de textura. Recorte. Remoção de superfícies escondidas. Rasterização.

Tópicos Abordados

Sistemas gráficos Dispositivos de entrada e saída; arquitetura de sistemas gráficos; cor Programação gráfica Interface para o programador de aplicações; primitivas e atributos; técnicas interativas Modelagem de objetos e cenas tridimensionais Objetos geométricos elementares; operações com dados geométricos; primitivas tridimensionais; sistemas de coordenadas; modelagem de objetos; estruturas de dados; transformações afins; movimentação de objetos Visualização Posicionamento do observador em relação à cena; transformação de visualização; tipos de projeção; transformação de projeção Iluminação e colorização Interação entre luz e superfícies; fontes de luz; modelo de reflexão de Phong; colorização de superfícies poligonais; transparência Mapeamento de textura Recorte Recorte de segmentos de retas; recorte de polígonos; recorte de outras primitivas Remoção de superfícies escondidas Eliminação de faces posteriores; algoritmo de ordenação z-buffer; ordenação por profundidade Rasterização Rasterização de segmentos de retas; rasterização de polígonos; “aliasing”

Aulas:

  • Terças-feiras, das 08:20 às 10:00;
  • Quintas-Feiras, das 08:20 às 10:00;
  • Sala de aula: Sala 213 no pavilhão de aulas;
  • Sala do professor: ICEB-III, sala 25.

Calendário:

13/ago

Apresentação da Disciplina

15/ago

Introdução CG - Introdução

20/ago

Introdução CG

22/ago

Open GL

27/ago

Transformações Geométricas - TG

29/ago

Transformações Geométricas – Aula Prática

03/set

Projeções - Projeções

05/set

Projeções – Aula Prática

10/set

Prova 1

12/set

Objetos 3D – Aula Prática

17/set

Apresentação propostas TP

19/set

Apresentação Propostas TP

24/set

Apresentação Propostas TP

26/set

Apresentação Propostas TP

01/out

Cores e texturas - Cores_Texturas

03/out

Cores e texturas – Aula Prática

08/out

Realismo - Realismo

10/out

Realismo – Aula Prática

15/out

CheckPoint TP

17/out

CheckPoint TP

22/out

Desenvolvimento TP – Professor estará em Congresso

24/out

Desenvolvimento TP – Professor estará em Congresso

29/out

Animações

31/out

Aula Prática

05/nov

Prova 2

07/nov

Iluminação e sombreamento - Iluminação e Sombreamento

12/nov

Iluminação e sombreamento – Aula Prática

14/nov

CheckPoint TP

19/nov

CheckPoint TP

21/nov

Desenvolvimento TP

26/nov

Desenvolvimento TP

28/nov

Apresentações TP

03/dez

Apresentações TP

05/dez

Apresentações TP

10/dez

Apresentações TP

12/dez

Estudo Livre

17/dez

Exame Especial

Avaliações

Prova I – 10 pontos – Peso 3

Prova II – 10 pontos – Peso 1

Trabalho prático – 10 Pontos – Peso 6

Trabalho prático

  • Link para template IEEE

Listas de Exercícios

Lista 1

Bibliografia básica:

  • E. Angel, Interactive Computer Graphics, Addison Wesley.
  • E. Azevedo; A. Conci, Computação Gráfica, Editora Campus.
  • F.S. Hill, Jr, Computer Graphics Using OpenGL, Prentice Hall.

Bibliografia complementar:

  • J. Neider et al., OpenGL Programming Guide, Addison-Wesley.
  • J. D. Foley et al., Computert Graphics: Principles and Practice, Addison Wesley.
  • A. Watt, 3D Computer Graphics, Addison-Wesley.
  • J. M. Gomes; L. Velho, Fundamentos da Computação Gráfica, IMPA.
  • R. Tori, Fundamentos de Computação Gráfica, LTC.