Palestras

Teoria Estatística da Informação no Processamento de Imagens (com aplicações em imagens SAR)

Sala Intel (Auditório do ICEB) na quinta-feira das 14h30 às 15:30
alejandrofrery
Alejandro César Frery Orgambide
Professor titular da Universidade Federal de Alagoas
Short Bio

Possui graduação em Ingeniería en Electrónica y Electricidad – Universidad de Mendoza (1985), mestrado em Matemática Aplicada (Estatística) pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, 1990) e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 1993). Desde 2003 é professor titular da Universidade Federal de Alagoas. Suas principais linhas de atuação são: análise de dados, processamento e análise de sinais e imagens, modelagem de sistemas complexos e estatística computacional. Desde 2014 é Editor Chefe do periódico IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters. Em 2015 foi nomeado “Distinguished Speaker” pela IEEE Geoscience and Remote Sensing Society. Desde janeiro de 2016 ele exerce o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da gestão Valéria Correia- José Vieira da Ufal.

Palestra
Veremos conexões interessantes entre Processamento de Imagens, Teoria da Informação e Estatística. A Teoria da Informação é um ramo da Probabilidade e da Estatística que, como corpo de conhecimento, ficou consolidado a meados do século XX. Ela tem fortes conexões com Telecomunicações, e dois dos seus conceitos centrais são a Entropia e a Divergência. O primeiro mede a desordem de um sistema estocástico, enquanto o segundo mede quão diferentes dois sistemas estocásticos são. Alguns problemas clássicos em processamento e análise de imagens são a redução de ruído (filtragem), a detecção de bordas, a classificação e a detecção de mudanças. As técnicas de origem estatística estão entre as mais eficientes e eficazes para tratar esses. Dois pontos centrais desta palestra são: (1) esses (e outros) problemas importantes em imagens podem ser formulados como testes de hipóteses, e (2) podemos resolver esses problemas com sucesso empregando entropias e divergências, mesmo quando o modelo não é gaussiano (como é o caso das imagens SAR - Synthetic Aperture Radar).

Projeto de serviços e aplicações para Internet das Coisas e computação pervasiva: Desafios e oportunidades

Sala Intel (Auditório do ICEB) na quinta-feira das 13h30 às 14:30
loureiro
Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais
Short Bio

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Ciência da Computação pela University of British Columbia, Canadá (1995). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos distribuídos, computação móvel/ubíqua, comunicação sem fio, gerenciamento de redes, redes de computadores, redes de sensores sem fio.

Palestra
Dispositivos presentes na Internet das coisas (IoT), computação móvel/pervasiva e sistemas ciberfísicos estão se tornando cada vez mais heterogêneos, inteligentes e móveis e, ao mesmo tempo, estão se estabelecendo como fontes de dados importantes para o projeto de novos serviços e aplicações tanto para usuários quanto para outros dispositivos computacionais. Nesse cenário, é importante propor soluções que tratem da heterogeneidade dos dispositivos, dos ambientes dinâmicos e do comportamento humano, levando a uma nova geração de serviços e aplicações que ainda não temos. Nesta palestra, apresentaremos uma visão geral desse cenário bem como desafios e oportunidades de trabalhos de pesquisa e de inovação.

Desvendando propriedades de materiais: microscopia, computação e visão.

Sala Intel (Auditório do DEGEO) na quarta-feira das 10h30 às 12h00
daniUshizima2
Daniela Ushizima
Deputy Group Leader of the Analytics/Visualization
Short Bio

At the Lawrence Berkeley National Laboratory, she is the Deputy Group Leader of the Analytics/Visualization, Staff Scientist at the Computational Research Division of LBNL.

At the University of California, Berkeley, she is one of the selected BIDS Data Scientists fellows since 2014. Her work focuses on image analysis and pattern recognition applied to diverse scientific domains.

Palestra
Grande parte dos laboratórios de pesquisa armazenam imagens digitais como um tipo de registro experimental. Contudo, limitações dos softwares em análise de imagem científica continuam a impedir compreensão rápida dos dados adquiridos. Esta palestra apresenta uma visão geral sobre métodos fundamentais e específicos para reconhecimento de padrões que explora técnicas matemáticas para análise de imagem, visando tanto trazer conhecimento via software sobre estruturas conhecidas em amostras laboratoriais, assim como incluir informação do domínio especifico para encontrar construções cientificamente relevantes e desenvolver softwares mais rápidos para uso em análise em ciências de materiais e imagens biomédicas. Dra. Ushizima trabalha como cientista no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, mantido pelo Departamento de Energia Americano, onde atua como vice-líder do grupo de Análise e Visualização. Ela também lidera o time em análise de images no Centro de Matemática Avançada com Aplicação em Energia (CAMERA), ela é "data scientist" na Universidade da California Berkeley e foi premiada Jovem Pesquisador pelo Departamento de Energia Americano em 2015.

O profissional de computação e as estratégias digitais do mercado

Sala Intel (Auditório do ICEB) na sexta-feira das 13h30 às 14:30
03mar15_zehNaSensedia
José Vahl
Technology Manager
Short Bio

É entusiasta em novas tecnologias e Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP na área de IA voltada à educação. Em sua carreira, atuou como arquiteto Java em projetos para grandes empresas como Petrobras. Foi consultor em Educação à Distância e Java para a USP, UNICID e para a UNICAMP. Foi também professor na UNIP, responsável por disciplinas da área técnica como Orientação a Objetos e Programação Java. Totalmente engajado na transformação digital, impulsionada pelas APIs, pela qual o mundo está passando, escreve artigos e é palestrante em eventos sobre o tema. Hoje atua como Head de Tecnologia na Sensedia, direcionando as soluções tecnológicas da empresa e formando times de ninjas para a evolução dos produtos.

Palestra
O mundo hoje passa por uma transformação. Uma transformação digital! Mais do que entrar na agenda dos CIOs das empresas, essas mudanças afetam o perfil do profissional de computação necessário a esse novo mercado. Nessa apresentação, recheada de opiniões e experiências pessoais, vou convidá-los a re-imaginar as características do contexto onde estamos inserido e das aptidões úteis a esse novo mundo.

Segurança da Informação em Desenvolvimento para Android

Sala Intel (Auditório do ICEB) na sexta-feira das 14h30 às 15:30
leonardo
Leonardo Shiguemi Dinnouti
Software Consultant at SIDI - Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática
Short Bio

Possui Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado em Ciência da Computação (Unicamp, 1999) e especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (Unicamp, 2014). Lecionou como professor titular, em dedicação exclusiva, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná no curso de Ciência da Computação. Atuou, ao mesmo tempo, como consultor técnico junto ao Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação na área de redes de computadores e sistemas de informação, desenvolvendo pesquisa nas áreas de Inteligência Artificial e Software Educacional, entre 1997 e 1999. No Centro de Tecnologia da Informação Renator Archer participou como pequisador colaborador nas áreas de Localização e Mapeamento Simultâneos (SLAM) e Controle Servo Visual, entre 2000 e 2003. Trabalhou diretamente em desenvolvimento de sistemas embarcados baseados em Linux no Centro de Pesquisas Avançada Wernher von Braun, entre 2004 e 2007. A partir de 2008 participou no desenvolvimento e integração da camada interativa (DTVi Ginga) para o padrão de TV digital brasileiro (ISDB-TB), como especialista em Desenvolvimento de Software Sênior no Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (SIDIA) em cooperação institutos da Polônia, Inglaterra, Japão e Coreia do Sul. Desde 2011 trabalha como consultor de software, na área de segurança para dispositivos móveis, envolvendo plataformas Tizen e Android, no Samsung Instituto de Desenvolvimento para Informática (SIDI).

Palestra
Esta palestra visa discutir o que é a segurança da informação e quais são as principais preocupações nessa área. Mostrar alguns casos conhecidos de vulnerabilidades encontradas em platformas móveis. Apresentar quais são os diferenciais da plataforma Android e como é ser um desenvolvedor para esta plataforma. Para finalizar, resumiremos quais são os principais recursos de segurança para os desenvolvedores em Android.

Pós-Graduação em Ciência da Computação na UFOP: desafios e oportunidades

Sala Intel (Auditório do DEGEO) na quarta-feira das 16h00 às 17h30
luiz_2
Luiz Henrique de Campos Merschmann
Professor titular na Universidade Federal de Ouro Preto
Short Bio

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (1999), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Em 2012/2013, realizou um pós-doutorado na University of Kent (Reino Unido). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto. Suas principais áreas de atuação são: mineração de dados, bioinformática e otimização combinatória.

Palestra
Essa palestra mostrará a evolução do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFOP (PPGCC/UFOP) desde a sua criação. Além disso, serão apresentados os critérios utilizados pela CAPES na avaliação dos programas de pós-graduação e a situação do PPGCC para cada um dos quesitos avaliados. A palestra é finalizada apresentando-se os desafios a serem superados para que o nosso programa de pós-graduação continue se fortalecendo e alcance patamares de qualidade cada vez mais elevados.

Fazendo um bom projeto de pesquisa

Sala Intel (Auditório do DEGEO) na quarta-feira das 14h30 às 15:30
2013-10-18 Verona e Bellagio 184
Raul Sidnei Wazlawick
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina
Short Bio

Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1988), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1990), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC, 1993) e Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (UNL, 1998). É Professor Titular da UFSC, tendo sido contratado em 1992.

Palestra
Nesta palestra discutimos o processo criativo em ciência e tecnologia: como elaborar um bom projeto contendo tema, problema, objetivos, hipótese, procedimentos metodológicos, resultados esperados e limitações e quais são os sete pecados capitais da pesquisa científica. Com esta discussão, baseada no livro “Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação” esperamos ajudar o aluno e seus mestres a compreender melhor os passos necessários para ter sucesso na carreira científica e contribuir significativamente para a Humanidade.

Por que não Intel? Discutindo sobre a sua carreira e futuro

Sala Intel (Auditório do ICEB) na quinta-feira das 16h00 às 17h30
rubem_paulo
Rubem Saldanha
Education Manager at Intel Semicondutores
Short Bio

Rubem Saldanha é gerente de educação superior da Intel Semicondutores do Brasil, formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestre em Novas Tecnologias Aplicadas ao Currículo pela PUC-SP. Rubem Saldanha trabalha com suporte ao desenvolvimento de atividades curriculares nas universidades brasileiras. Já trabalhou no Instituto Ayrton Senna, Microsoft e TV Cultura.

Palestra
A Intel é uma empresa de semicondutores, correto? Sim, mas a Intel não tem somente engenheiros de hardware. Rubem Saldanha vai falar um pouco mais sobre a Intel e mostrar que outras opções um aluno que ainda está na universidade pode ter para trabalhar na Intel ou para aproveitar oportunidades que a Intel oferece.

Desafios e oportunidades na maratona de programação.

Sala Intel (Auditório do DEGEO) na quarta-feira das 13h30 às 14:30
thiago
Thiago Cavalcante
Engenheiro de software no Google Brasil
Short Bio

Thiago Cavalcante é formado em ciência da computação pela UNICAMP (2012) onde também realizou o mestrado na mesma área (2014). Foi competidor na Maratona de programação de 2012 a 2013 tendo participado do mundial na Rússia em 2013. Atualmente é engenheiro de software no Google Brasil.

Palestra
Dificuldades que um maratonista de programação enfrenta, as portas que a competição abre tanto no meio acadêmico quanto profissional. Como é o dia-a-dia dentro do Google e de que forma a maratona de programação me ajuda nesse ambiente.