O edital da Maratona de programação já está disponível! (PDF)

Maratona

Sobre

A 3ª Maratona de Programação será realizada no dia 06 de Maio de 2016 (sexta-feira), com duração de 3 horas, na Sala Gerencianet (Lab 30) do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto, como parte do Workshop da Computação. O objetivo desta maratona é incentivar o ambiente da programação avançada e estimular os alunos dos cursos de Computação e áreas afins a participarem da Maratona de Programação Nacional.

Equipes

Cada equipe será composta por três integrantes. Um time é elegível se todos os seus membros satisfizerem a condição abaixo:

– Cada competidor deve ter iniciado seus estudos universitários na área (apenas cursos relacionados a computação são contabilizados) no ano de 2008 ou anos posteriores.

As inscrições são limitadas em 20 equipes para o evento.

Formato

A duração da 3ª Maratona de Programação será de três horas sem intervalos. Com início às 13hrs e término às 16hrs. Os times receberão uma prova com diversos problemas que devem ser resolvidos no prazo estipulado.

Os problemas podem ser resolvidos nas linguagens de programação C, C++ ou Java. Para a implementação, os times terão à sua disposição um computador e todo o material escrito que trouxerem. Não é permitido o uso de internet.

Quando um time julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc.

O time vencedor é aquele que resolver a maior quantidade de problemas nas 3 horas de competição. Empates no número de problema resolvidos são classificados pelo tempo corrigido, ganha aquele que tem o menor tempo corrigido. O tempo corrigido do time é dado pela soma de todos os tempos corrigidos somente dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da primeira submissão correta somado com uma penalidade de 10 minutos a mais por submissão incorreta feita anteriormente deste problema. Em caso de empate, será considerado vencedor o time cuja última submissão correta tenha sido feita mais cedo. Persistindo o empate, passará à penúltima submissão correta e assim por diante. Se persistir o empate a Organização fará um sorteio entre os times envolvidos.

A Organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto.

Baixe o edital!

Linguagens

É permitida a utilização das seguintes linguagens de programação: C, C++ e Java.

Premiação

1º LUGAR: Rodízio no Saori para os membros da equipe.

OBS: A premiação pode sofrer mudanças até o dia do evento.

Have Fun!

Somente alunos da UFOP poderão participar da maratona.

Dúvidas podem ser enviadas para: tatiana@decea.ufop.br

Habilidades trabalhadas

Criatividade
80%
Capacidade de trabalhar em equipe
95%
Busca de novas soluções
70%
Resolução de problemas sob Pressão
90%