Sobre o Workshop

O Workshop da Computação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é um evento organizado pela comunidade acadêmica dos Departamentos de Ciência da Computação (DECOM) e de Computação e Sistemas (DECSI) da UFOP.

O evento tem como objetivo reunir estudantes de graduação e pós-graduação, professores, empresários, demais profissionais atuantes e interessados na área de Computação, promovendo uma grande oportunidade de interação entre a comunidade acadêmica, científica e profissional e contribuindo para o aperfeiçoamento e capacitação dos participantes.

O evento terá a participação de estudantes e professores dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, e Sistemas de Informação da UFOP, e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFOP. São também esperados estudantes e professores de outras universidades da região. Contamos ainda com a participação de palestrantes do mercado e da academia, com destaques em seus ramos de atuação. Os principais beneficiados deste esforço coletivo incluem: (i) estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais graduados, que terão a oportunidade de se capacitar e estabelecer redes de contato com pesquisadores e mercado de trabalho; (ii) pesquisadores, que poderão apresentar projetos de pesquisa em busca de novos colaboradores; (iii) empresas, que terão a oportunidade de divulgar sua marca, fomentar parcerias com a universidade e atrair novos talentos.

Nesta segunda edição, no formato de workshop, a ocorrer em Abril de 2016, na Universidade Federal de Ouro Preto, campus Ouro Preto, é esperada a participação de cerca de 500 pessoas. O Workshop contará com os seguintes eventos: (i) palestras de profissionais e pesquisadores convidados; (ii) mini-cursos; (iii) maratona de programação; (iv) sessão de trabalhos de pesquisa do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação.

Curioso para saber um pouco mais sobre a edição anterior deste evento?

Histórico

Em sua primeira edição, que ocorreu em 2010/1, o evento foi organizado como uma semana de estudos da computação, com o objetivo de apresentar para os alunos do curso de graduação as pesquisas conduzidas na pós-graduação, permitindo a interação dos alunos de dois cursos. Além destas apresentações, foram propostos minicursos e palestras de profissionais do mercado em computação.

O Workshop da Computação surgiu a partir da Semana de Estudos do curso de Ciência da Computação da UFOP, com o intuito de consolidar o evento e ampliar seu público-alvo, atendendo também os cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação do campus João Monlevade.

Em sua última edição, já no formato de workshop, ocorrida entre os dias 03 e 07 de junho de 2013, o I Workshop de Computação contou com a participação de mais de 400 pessoas, incluindo estudantes da UFOP e de outras universidades da região. Também participaram do evento renomados professores e pesquisadores de várias instituições (UFAL, UFMG, Una, UFF, UFOP), empreendedores e profissionais de importantes empresas (Stefanini, Webgoal, Magazine Luiza, PRODEMGE, GAPSO, Eteg, GerênciaNet, Pentagrama).

No evento, foram oferecidas várias atividades aos participantes, incluindo: palestras de renomados professores, pesquisadores e profissionais do mercado; mini-cursos; maratona de programação; seminário de trabalhos de pesquisa do Programa de Mestrado em Ciência da Computação.

Comitê organizador

Coordenação Geral
Profa. Andrea Gomes Bianchi (DECOM)
Prof. Saul Emanuel Delabrida Silva (DECOM)
Prof. Vicente Amorim (DECSI)

Coordenação de Patrocínio
Prof. Saul Emanuel Delabrida Silva (DECOM)

Coordenação de Palestrantes
Profa. Andrea Gomes Bianchi (DECOM)
Prof. Saul Emanuel Delabrida Silva (DECOM)

Coordenação de Minicursos
Mauricio Silva (Aluno PPGCC)

Coordenação da Maratona de Programação
Prof. Marco Antonio Moreira de Carvalho (DECOM)
Profa.Tatiana Alves Costa

Coordenação da Competiçao Intel
Prof. Saul Emanuel Delabrida Silva (DECOM)
Prof. Vicente Amorim (DECSI)
Prof. Harlei Miguel de Arruda Leite (DECSI)

Coordenação de Alunos
Prof. Igor Muzetti Pereira (DECSI)

Coordenação Site
Mauricio Silva (Aluno PPGCC)