Ladeira-de-Sana-Efignia.jpg

Palestras

O Que é Pesquisa Científica?

ResumoO objetivo da palestra é estimular debates sobre o significado de fazer pesquisa científica, colocando-a na perspectiva de quem está iniciando um curso de pós-graduação. Veremos atributos dos dois principais tipos de veículos de publicação (anais de eventos e periódicos indexados). Concluiremos com dicas sobre como fazer uma boa revisão bibliográfica, ingrediente fundamental de uma boa pesquisa científica.

Alejandro Csar Frery Orgambide

Alejandro César Frery Orgambide possui graduação em Ingeniería en Electrónica y Electricidad - Universidad de Mendoza (1985), mestrado em Matemática Aplicada (Estatística) pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1990) e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: análise de dados, processamento e análise de imagens, modelagem de sistemas complexos e estatistica computacional.


Linguagens de Programação: A Grande Diversidade

ResumoAs linguagens de programação estão intrinsicamente ligadas à ciência da computação, tendo sido um dos pilares fundamentais sobre o qual se baseiam todos os avanços que vimos assistindo nos últimos sessenta anos no campo da informática. Nesta palestra iremos dar à audiência uma visão geral sobre as linguagens de programação, discorrendo sobre fatos tais como a sua história, a motivação por trás das principais linguagens e os porquês da grande diversidade que existe hoje. Esperamos assim, juntar em um breve apanhado os pioneiros da ciência da computação, algumas das mais importantes descobertas nessa ciência, e os grandes avanços que podemos esperar para o futuro. Esta palestra, embora de nível básico, pressupõe alguma familiaridade com os conceitos de algoritmos e estruturas de dados.

Fernando Magno Quinto Pereira


Fernando Magno Quintao Pereira possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado pela Universidade da California em Los Angeles (2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação. Interesses incluem sistemas de objetos distribuídos, alocação de registradores e teoria da computação.
 


Como o NITE tem apoiado a inovação e o empreendedorismo na UFOP

ResumoNesta palestra serão apresentados desde a história e a missão do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (NITE) da UFOP, até os indicadores de crescimento, as caracteristicas e o papel do NITE em estimular e promover a proteção de conhecimento, os projetos de inovação e o perfil empreendedor em todos os níveis e unidades acadêmicas da UFOP.

Rodrigo Fernando Bianchi 2

Rodrigo Fernando Bianchi graduado em Física (1995), mestre (1997) e doutor (2002) em Ciência e Engenharia de Materiais pela USP, doutorado sanduiche na University of North Carolinha at Chapel Hill - USA (2000) e pós-doutorado no Instituto de Física de São Carlos - USP (2002-2006). Foi docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP (2004-2006) e membro da Câmara de Ciências Exatas e Materiais (CEX) da Fapemig (2011-2012). É Professor Adjunto IV do Departamento de Física da Universidade Federal de Ouro Preto, Bolsista de Produtividade do CNPq, Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduacão em Engenharia de Materiais e de Ciências: Física de Materiais da UFOP e atualmente é Pesquisador Visitante do Department of Electrical Engineering and Computer Sciences da Universidade da California em Berkeley (UCB), Estados Unidos. Possui mais de 40 artigos publicados em revistas indexadas, 04 patentes nacionais e 01 patente internacional. Orientou 09 mestres e recebeu 01 prêmio de destaque científico do ICEB-UFOP, 02 prêmios nacionais de inovação tecnológica e 03 prêmios estaduais de pesquisa científica. É membro da SBF, do MRS e da NY Academy of Sciences. Foi um dos cientistas brasileiros convidados a participar do evento Brazil-Day em Londres (2006), organizado pela Royal Society e pelo MCT. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em propriedades ópticas, elétricas e dielétricas de materiais, atuando principalmente na pesquisa de filmes finos e dispositivos eletrônicos (diodos, LEDs, FETS e dosímetros) orgânicos.


Sistemas de Planejamento Utilizando Pesquisa Operacional no Meio Corporativo

ResumoA cada dia que passa, as empresas tornam-se mais competitivas. Por isso, a tomada de decisões dos gestores é crucial para o bom desempenho dessas corporações. No caso das grandes companhias, cujos processos são extremamente complexos, a utilização da matemática aplicada e seus modelos, faz da Pesquisa Operacional um grande aliado. Essa palestra tem como objetivo associar tais técnicas ao desenvolvimento de software voltado para as práticas operacionais, táticas e estratégicas das empresas. Além disso, apresentar a importância do levantamento de requisitos para desenvolvê-lo de modo a representar a realidade dos clientes, promovendo interfaces aderentes e acesso a legados, reforçando a importância da Tecnologia da Informação para o sucesso desses Sistemas.

Mrcio Mine

Marcio Mine é Analista de Otimização da GAPSO, responsável pela elaboração, desenvolvimento e manutenção das soluções dos sistemas de planejamento analítico. Marcio está na Gapso desde outubro de 2007. Possui grande experiência em Pesquisa Operacional e Finanças. Na Pesquisa Operacional, o foco é no tratamento de problemas reais de empresas de grande porte, principalmente na área de logística e mineração. Em Finanças, trata-se da otimização e gestão de carteiras investimento, análise de risco, precificação de ativos e derivativos (onshore e offshore), hedging, simulação e modelos de predição de ativos considerando o cenário macroeconômico. Além disso, atua no desenvolvimento de sistemas web, com alta experiência em JavaScript, jQuery, Java, ASP .NET MVC. Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), na área de Otimização Combinatória e Inteligência Artificial e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/MG).


Lean Startup - Uma Nova Maneira de Criar Novos Produtos

ResumoA maioria dos profissionais e empresas de tecnologia decidem criar um novo produto começando pelo desenvolvimento do software. Entretanto, descobrir e definir um modelo de negócio e um mercado para seu produto é mais importante. A maioria das Startups falham pela falta de um modelo de negócio sólido e pela falta de clientes para o seu produto, e não por questões tecnológicas. Esta palestra tem como objetivo apresentar o método lean startup para criar novos produtos e serviços web. Você vai aprender como empreender usando o processo de Customer Development e sua integração com os Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software e Design Thinking.
Download da apresentação

Matheus Haddad

Matheus Haddad é empreendedor, consultor, professor e palestrante internacional nas áreas de gestão de projetos, empreendedorismo e engenharia de software. Co-fundador da Webgoal, empresa que desenvolve software para melhorar a gestão dos negócios de pequenas e médias empresas. Co-fundador do Instituto Haddad, empresa que tem como objetivo transformar pessoas e empresas através do conhecimento. Mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de software e na gestão de projetos, trabalhando nos últimos 4 anos com métodos ágeis e no processo de criação de novos produtos. Mestre em Engenharia Elétrica na área de Inteligência Artificial pela FEI
(São Bernardo do Campo), MBA em Gestão Empresarial na FGV (Poços de Caldas), Pós-graduado em Análise de Sistemas pela FASP
(São Paulo) e Bacharel em Ciência da Computação pela UNIFENAS (Alfenas). Professor de cursos de graduação, pós-graduação e MBA nas áreas de
 tecnologia da informação e negócios.


Como Viabilizar Ideias Inovadores em Ambiente Corporativo

ResumoEm breve.

Tecnologias Web no E-commerce: Tendências e Padrões

ResumoApresentação do que tem sido usado de P&D e as tecnologias qle ferramentas que utilizamos para o desenvolvimento dos nossos produtos de e-commerce do Magazine Luiza e uma visão geral que envolvem:
- Graph Databases: Neo4J e TitanDB
- Java
- Python: framework Django
- Google App Engine
- Google Cloud SQL
- Amazon Web Services
- Mobile: Android e iOS + Web application em HTML 5 + CSS 3
- Big Data Analytics: Hadoop + Flume

Andr Fatala

André Fatala é Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento do Magazine Luiza. Empreendedor, Fatala atua no meio da Internet desde 2000 e começou sua carreira no Submarino, o primeiro pure player de e-commerce do Brasil. Foi Gerente Produtos da Predicta, consultoria de Marketing Online, onde desenvolveu e aperfeiçoou as ferramentas de métricas de audiência, gerenciamento de mídia e Behavioral Targeting, ajudando a empresa a ser reconhecida como uma das 25 mais inovadoras do país. Autodidata, sua formação inclui passagens por conferências, workshops, seminários, treinamentos de métricas e e-commerce. Já no Magazine Luiza liderou o desenvolvimento da primeira iniciativa em Social Commerce de um grande varejista, o Magazine Você. Co-fundador do luizalabs - braço de Pesquisa & Desenvolvimento da companhia.


Gestão de Fábrica de Testes - Por Onde Começar

ResumoO objetivo da palestra é apresentar o conceito de uma fábrica de testes, desafios de implantação, gestão dos projetos de testes de software, a importância da especialização dos papéis, o impacto na qualidade do software e o retorno de investimento de testes automatizados.

WelingtonCosta

Welington Costa Monteiro é gerente de Teste de Software da PRODEMGE - Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de MG - sendo responsável pela implantação da Fábrica de Teste nesta organização. Habilitado como consultor de aquisição de software pelo MPS.BR e especialista em qualidade de software, com certificações CBTS, pela Academia Latina Americana de Teste de Software (ALATS) e CTAL-TM pelo International Software Testing Qualifications Board (ISTQB). Tornou-se membro e revisor técnico do Test Maturity Model integration (TMMI).Engenheiro de Requisitos certificado pelo IREB. Professor, consultor e palestrante, destacando o 2º Encontro Nacional de Tecnologia da Informação em Brasília-DF e o Encontro Brasileiro de Testes de Software em Recife-PE. Parceiro da Fundação Mineira de software (FUMSOFT), visando a difusão e ampliação da adoção mais destacada do modelo de Aquisição de Software & SC do MPS.BR no cenário nacional. Pós-graduado em Gerência de Tecnologia da Informação pela FUMEC e graduado em Ciência da computação pela FIPEL. Como profissional de TI, desenvolveu diversos trabalhos em empresas privadas ao longo de 15 anos de experiência profissional, atuando nos setores bancário, têxtil, de comunicação e no segmento da prestação de serviços e tecnologia da informação.


A Gestão Comportamental do Profissional de TI

ResumoA cada dia que passa, as empresas desejam um profissional que tenha um bom perfil técnico e comportamental, além de ter um pouco do seu “DNA”, ou seja, dos seus valores organizacionais. O Objetivo da palestra é relatar o desafio que as empresas de TI vem se deparando: busca por profissionais qualificados para um mercado extremamente competitivo e com mão de obra escassa.

GabrielaLeite

Gabriela Corrêa Leite possui experiência de 5 anos na área de Recursos Humanos, Psicóloga formada pela PUC-MG, pós graduanda em MBA Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Fumec. Atualmente é a Analista responsável pelo RH na qual apoia os Gestores nas diversas áreas da empresa quanto às práticas de Gestão de Pessoas e Resultados mais adequados às equipes e aos padrões da empresa. Atuação em empresas do segmentos de TI e Finanças. Vivência em implantação de modelos e politicas de RH, plano de carreira, resultados e meritocracia.


Indo Além na JVM com Grails

ResumoCriar uma aplicação java web pode ser difícil e demorado, dependendo do conjunto de tecnologias que se está tentando utilizar. Grails resolve este problema de uma forma muito elegante e simples, adotando convenção sobre configuração. Nesta apresentação veremos como aproveitar o dinamismo do Groovy aliado à agilidade de desenvolvimento do Grails ganhando muita produtividade no desenvolvimento de aplicações Web, sem abrir mão da JVM.

FelipeZampa

Felipe Zampa é formado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga (UNIFORMG) desde 2004, trabalha com desenvolvimento de software desde 2002, quando programava em Cobol. Desde então passou por Delphi, Superwaba, Java Desktop e Web com diversos frameworks e também Groovy e Objective C. Há dois anos na Eteg já passou por diversas tecnologias no universo Java e seu desafio mais recente tem sido melhoria de performance em aplicação web. Como desenvolvedor se preocupa sempre em entregar software que traga melhorias ao processo do cliente.


Caracterização e Entendimento da Dinâmica de Redes Complexas Online

ResumoA internet tem evoluído de um meio de comunicação para um ambiente onde usuários discutem os mais variados tópicos, refletindo a própria dinâmica da sociedade em grão amplo. Caracterizar e entender como dados oriundos destes ambientes podem ser usados para analisar eventos reais se torna um componente fundamental para várias aplicações baseadas em internet e demanda o desenvolvimento de novos modelos e técnicas de mineração de dados. Mineração de dados nestes cenários é desafiador porque os dados tem uma incerteza intrínseca e são multi-dimensionais, os padrões a serem minerados são complexos e evoluem ao longo do tempo, e há grandes volumes de informações que precisam ser processados em tempo real. Nesta palestra vamos apresentar um arcabouço para a pesquisa e o desenvolvimento de modelos, algoritmos e sistemas de mineração de dados para cenários desafiadores com essas características. Também apresentamos o projeto Observatório da Web, uma plataforma para coletar, analisar e apresentar, em tempo real, informações mineradas a partir das redes sociais e da web, assim como suas instâncias que focaram em tópicos como esportes, política e saúde.

WagnerMeira

Wagner Meira Jr. é professor titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. Wagner é PhD em Ciência da Computação pela University of Rochester (1997), além de mestre e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993 e 1990, respectivamente). Atualmente Wagner é pesquisador em produtividade do CNPq (nível 1C) e coordenador da linha de pesquisa em Descoberta do Conhecimento do INWeb - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web. Seus interesses de pesquisa são em sistemas paralelos e distribuídos, em particular na sua escalabilidade e eficiência, variando de sistemas massivamente paralelos a plataformas baseadas na Internet, e em algoritmos de mineração de dados, sua paralelização e aplicação em áreas como recuperação de informação, bioinformática e governança eletrônica.


Gerenciamento Ágil de Projetos: Uma Nova Abordagem Para os Desafios de Sempre

ResumoA agilidade chega como uma nova carta na manga ao profissional de projetos. O que evoluiu de "desenvolvimento ágil de software" para "gerenciamento ágil de projetos" hoje é a abordagem utilizada por mais de 70% das empresas de tecnologia da informação para projetos de software. Nesta palestra vamos apresentar os principais desafios e oportunidades da agilidade, levando em consideração questões como mudança cultural, paradigmas de gestão e contratos ágeis.
Download da apresentação

Leandro Faria

Leandro Faria é expert em agilidade. Foi um dos primeiros profissionais do mundo a obter a certificação PMI-ACP, além de ter contribuído para a última versão do PMBOK com as definições de agilidade e o ciclo de vida iterativo e incremental de projetos. É pós-graduado em gerenciamento estratégico de projetos, possui diversas certificações na área, além de ser instrutor e palestrante em diversos cursos e eventos de tecnologia e gerenciamento de projetos. Em passagens pelas maiores empresas e consultorias de tecnologia do país, hoje é Executivo de Pré-venda de aplicações para a Europa na Stefanini. É empreendedor de internet, negócios digitais e startups.


Infraestruturas de Dados Espaciais e o Futuro da Geoinformática na Web

ResumoA criação e disseminação do uso de infraestruturas de dados espaciais (IDE) em países com grande território e desenvolvimento econômico incipiente é ainda um grande desafio. IDE constituem uma evolução tecnológica em relação a sistemas de informação geográficos, permitindo o acesso a dados diretamente a partir de suas fontes na Web, resultando em um uso mais eficiente e democrático da informação disponível. Essa visão para a disseminação da informação espacial tem evoluído recentemente, para obter ainda maior integração e facilitar o uso especializado por classes específicas de usuários, como cientistas, formuladores de políticas e cidadãos comuns. Esse novo paradigma tem sido denominado "Digital Earth".

Clodoveu Davis

Clodoveu Davis possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992 e 2000), onde também se graduou em Engenharia Civil (1985). Trabalhou na Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (PRODABEL) entre 1991 e 2005, atuando na implantação do geoprocessamento municipal. Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Suas principais áreas de pesquisa incluem geoinformática e bancos de dados geográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação geográficos (SIG), infraestruturas de dados espaciais, recuperação de informação geográfica, modelagem de dados geográficos, geocodificação e aplicações urbanas de SIG.


Agilidade - Foco no Conhecimento

ResumoO ambiente de desenvolvimento de software se apresenta cada vez mais complexo, seja por tecnologias inovadoras, serviços distribuídos e integrados ou negócios em constante mudança. Em uma ambiente assim, se faz necessário um aprendizado dinâmico que leve as pessoas envolvidas a adquirir e compartilhar o sabem ou aprendem em volume e velocidade crescentes. Neste sentido a emergência dos valores e princípios ágeis acompanha esta necessidade, estando estruturados para diluir uma das principais restrições ao desenvolvimento de software, o conhecimento.
Download da apresentação

yoris (1)

Yóris Linhares de Souza desenvolveu software para as principais instituições financeiras públicas e privadas do Brasil e ERP para as maiores empresas brasileiras do setor de alimentação industrial. Liderou equipes de desenvolvimento e implementou software durante os últimos 20 anos. Trabalha em projetos de software do Governo Federal e leciona disciplinas de gestão de projetos em cursos de pós-graduação de engenharia de software e MBAs.
Acredita no compartilhamento do conhecimento e melhoria contínua como um caminho evolucionário para as pessoas e organizações.
Formado em Ciência da Computação e Mestre em Administração.


Programação Paralela para GPUs Usando CUDA: Uma Breve Introdução

ResumoA arquitetura clássica de Von Neumann das Central Processing Units (CPUs), juntamente com uma rápida evolução das tecnologias de fabricação dos transistores e eficientes esquemas de predição de saltos nas memórias cache, possibilitaram o crescimento do poder computacional das máquinas de forma quase ininterrupta nas décadas passadas. O aumento da capacidade de processamento paralelo foi o passo seguinte que consolidou a linha multi-core, tendo sido atingido um limite na capacidade de miniaturização dos transistores e vários problemas com dissipação de calor. Porém, todo esse complexo sistema eletrônico e pequeno número de cores contrasta hoje com as arquiteturas many-core, na qual simples centrais de controle e baixo uso de memória cache permitem a utilização de centenas de cores com rápidos processadores aritméticos. As Graphics Processing Units (GPUs) são introduzidas neste cenário atual, onde se torna cada vez mais importante saber como usufruir do poder computacional das CPUs e das GPUs.

Igor Machado

Igor Machado Coelho doutorando na área de Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2011. Obteve título de Mestre em Computação na área de Algoritmos e Otimização pelo Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF em 2011, tendo se tornado Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto em 2009. Integrante do Laboratório de Inteligência Computacional - LabIC (UFF), na linha de metaheurísticas para problemas combinatórios. Experiência de 5 anos na área de otimização aplicada ao planejamento operacional de lavra em minas a céu aberto e 3 anos em otimização para roteamento de veículos. Autor do projeto livre OptFrame, um arcabouço computacional em C++ para metaheurísticas e algoritmos de otimização, também autor do projeto livre MyResearchManager, uma plataforma web distribuída para armazenamento e apresentação de dados de pesquisas acadêmicas. Finalmente, integrante do projeto livre MapReduce++, arcabouço para paralelização de algoritmos computacionais.


Desenvolvimento Web: Se eu fosse você!

ResumoA Web é hoje o cenário da inovação, com um universo em constante crescimento e novos dispositivos se conectando à cada dia. A oferta de soluções que possibilitam grande escalabilidade a preços populares, os exemplos das startups que conquistaram grande valor de mercado, além da iminente ubiquidade da grande rede munidal de computadores, fomentam cada vez mais o interesse de profissionais pela área, propiciando uma crescente diversificação de alternativas para a produção de sistemas para a web. Esta palestra tem como meta oferecer um panorâma geral sobre o ecossistema de desenvolvimento para a Web e algumas das práticas utilizadas para torná-lo eficiente. Serão discutidos ambientes, linguagens, plataformas, ferramentas e tendências, visando orientar a composição do "cinto de utilidades" de cada desenvolvedor e nortear estudos mais aprofundados sobre o tema.
Material da Palestra

Lucas Costa

Lucas Costa é o responsável pelo desenvolvimento web da agência Coletivo Raiz. Começou a aprender HTML em 1997, como hobby, e acompanha a evolução da web desde então, atuando profissionalmente há 5 anos. É graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto.




Kanban: Uma Abordagem Moderna Para Desenvolvimento de Software

ResumoO Kanban tem se tornado uma abordagem bastante popular para otimizar processos nas áreas de tecnologia, negócios e serviços. Seu poder está na simplicidade, pois ele é de fácil adoção e não requer a compra de softwares caros e nem o investimento em treinamentos longos.
Nesta apresentação você conhecerá a abordagem Kanban, uma metodologia bastante prática para gerir projetos de desenvolvimento de software. Você aprenderá como montar um quadro de atividades para fazer gestão visual do seu projeto e saberá como lidar com impedimentos, gargalos e diversas outras dificuldades que equipes de desenvolvimento enfrentam diariamente.

photo

Dairton Bassi Especialista em metodologias ágeis. Co-criador do Agile Brazil e Coordenador Geral da edição 2102 em São Paulo. Como CTO, liderou a criação dos sistemas e equipes da Dafiti. Envolvido com agilidade há mais de 9 anos, acompanhou e conduziu a implantação de metodologias ágeis em empresas com diversos perfis. Possui mestrado em Engenharia de Software e bacharelado em Ciência da Computação, ambos pelo IME-USP.



Interface: Um Projeto de Comunicação

ResumoAo projetar um sistema interativo o projetista toma várias decisões em relação ao que espera que o usuário saiba, que objetivos pode atingir com o sistema, como estes serão apresentados e como o usuário deve interagir com ele para que consiga atingir estes objetivos. Estas decisões são representadas na interface do sistemae serão entendidas pelo usuário ao interagir com o sistema. Assim, podemos pensar na interface como sendo uma comunicação do projetista para o usuário. Nesta palestra vamos entender melhor o conceito da interface como uma comunicação e as implicações de pensar nela como tal.

Raquel

Raquel Prates é professora do Departamento de Ciência da Computação da UFMG desde 2006. Ela possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio. As suas áreas de pesquisa são Interação Humano-Computador (IHC) com foco na teoria da engenharia semiótica, interação em sistemas colaborativos, acessibilidade e métodos de avaliação. Ela participa ativamente das comunidades e eventos nas áreas de IHC e Sistemas Colaborativos.



Patrocinadores

                                   eteg    gapso    gerencianet    pentagrama    magazineluiza

Apoio

      image