nonenone BCC 221 Programaçao Orientada a Objetos

BCC 221
Programação Orientada a Objetos

José Romildo Malaquias
Sala 21 – DECOM – ICEB III
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
Universidade Federal de Ouro Preto
romildo@iceb.ufop.br

2015/2

Sumário

1 Dados gerais
2 Objetivos
3 Ementa
4 Programa
5 Metodologia de Ensino
6 Atividades Discentes
7 Avaliações
8 Código de honra do aluno
9 Grupo de discussão
10 Ferramentas
11 Aulas
12 Exercícios
13 Trabalhos
14 Notas e frequências

1 Dados gerais

Departamento: Computação
Unidade: Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
Carga horária semanal: 4 teóricas
Duração em semanas: 18
Carga horária semestral: 72 horas-aula
Pré-requisitos: BCC202 – Estruturas de Dados I
Cursos: Ciência da Computação: obrigatória 3o período

2 Objetivos

Ao final do curso espera-se que o aluno:

3 Ementa

  1. Conceitos básicos de orientação a objetos:
    1. classe
    2. objeto
    3. mensagem
    4. encapsulamento
    5. herança
    6. polimorfismo
    7. ligação dinâmica
  2. Tratamento de exceções
  3. Genéricos
  4. Coleções
  5. Modelagem UML
  6. Interface gráfica em ambientes orientados a objetos
  7. Objetos persistentes
  8. Múltiplas linhas de execução
  9. Objetos remotos

4 Programa

  1. Visão geral do paradigma de programação orientada a objetos
  2. Modelagem UML
  3. Programando em C++
    1. Classes, objetos, mensagens
    2. Herança
    3. Polimorfismo
    4. Ligação dinâmica
    5. Tratamento de exceções
    6. Genéricos
    7. Coleções
    8. Objetos persistentes
  4. Programando em Java
    1. Herança
    2. Polimorfismo
    3. Interfaces gráficas
    4. Tratamento de exceções
    5. Genéricos
    6. Coleções
    7. Objetos persistentes

5 Metodologia de Ensino

Aulas teóricas
Aulas expositivas sobre o conteúdo. Os conceitos serão apresentados através da solução de problemas que requerem aplicação de tais conceitos. Será dada uma forte ênfase na implementação como instrumento para garantir a assimilação dos conceitos de orientação a objetos.

6 Atividades Discentes

Listas de exercícios
Exercícios de implementação de programas e trechos de programas para assimilação dos conceitos apresentados.
Trabalhos
Exercícios de implementação mais elaborados para consolidar os conceitos estudados.

7 Avaliações

A avaliação será feita por um conjunto de provas escritas, um conjunto de trabalhos práticos, e um conjunto de listas de exercícios. A tabela a seguir enumera as atividades de avaliação previstas, com os respectivos pesos na formação da nota final, e datas de realização.





avaliação peso data assuntos




Prova 1
8
25/11/2015 (quarta-feira)



Prova 2 16/12/2015 (quarta-feira)



Prova 3 14/03/2016 (segunda-feira)



Trabalhos 2




Exame especial 23/03/2016 (quarta-feira) De acordo com a resolução CEPE 2.880




As atividades deverão ser submetidas através do site da disciplina no sistema Moodle do DECOM: http://www.decom.ufop.br/moodle/course/view.php?id=375

8 Código de honra do aluno

Este assunto deve ser muito simples. Não entregue trabalhos de outra pessoa como sendo seus, e não compartilhe suas soluções com outros alunos.

Você deve se sentir livre para discutir os problemas propostos e os projetos de programação com os colegas, mas todo trabalho que você submeter ao professor deve ser de sua própria autoria. Ou seja, você deve elaborar suas próprias soluções para os problemas e implementar seus projetos de programação você mesmo.

Se você discutir suas idéias com outros estudantes, não tem problema, mas faça uma observação sobre o mesmo na submissão do seu trabalho.

As atividades propostas são para trabalho individual.

9 Grupo de discussão

Existe um grupo de discussão sobre o conteúdo da disciplina no Google Groups que deverá ser utilizado ativamente pelos alunos, professor e monitores durante o curso.

O professor e os monitores poderão propor questões para discussão no grupo, bem como problemas para serem resolvidos.

Caberá aos alunos discutir as questões e problemas propostos, apontando soluções básicas e/ou soluções alternativas ou comentando o assunto. Os alunos poderão também propor algum problema ou levantar alguma questão para discussão que julgarem interessante.

O endereço do grupo de discussão é http://groups.google.com/group/bcc221.

Cada aluno deverá se inscrever imediatamente no grupo e começar a participar das discussões.

10 Ferramentas

Nas aulas serão utilizadas as linguagens C++ e Java para desenvolver os conceitos de programação orientada a objetos.

11 Aulas







#
Data
Assuntos

Atividades







1 14/10/2015 Qua 0. Apresentação do curso







2 19/10/2015 Seg 1. Introdução à Programação com Java
Java Quick Syntax Reference
The JavaTM Tutorials
Java Tutorial







3 21/10/2015 Qua (Continuação)
Exemplo: Exemplo: soma dois argumentos
Exemplo: Exemplo: soma todos argumentos







4 26/10/2015 Seg Divisão da entrada em palavras: classe Scanner
Exemplo de programa interativo: ler e somar dois números







5 28/10/2015 Qua Argumentos da linha de Comando
Leitura de arquivo texto
Comandos de repetição: while e do-while
Manipulação de strings: divisão em palavras
Manipulação de strings: conversão para double
Definição de método static
Noções de tratamento de exceções

Prática: Onde estão os Panzers







02/11/2015 Seg (Feriado)







6 04/11/2015 Qua Classes e Objetos
Object-Oriented Programming Concepts
Java - Object & Classes







7 09/11/2015 Seg (Continuação)

Prática: Calculadora de frequência cardíaca-alvo







8 11/11/2015 Qua Java: Introdução







9 16/11/2015 Seg Java: Métodos de classe, Math, Sobrecarga, Composição, Enumerações, Pacotes







10 18/11/2015 Qua Java: Herança
Exemplos do livro JHTP 8a ed







11 23/11/2015 Seg (Continuação)







12 25/11/2015 Qua Java: Polimorfismo, Interfaces
Exemplos do livro JHTP 8a ed







13 30/11/2015 Seg (Continuação)







14 02/12/2015 Qua (Continuação)







07/12/2015 Seg (Recesso)







15 09/12/2015 Qua (Continuação)







16 14/12/2015 Seg (Continuação)







17 16/12/2015 Qua Java: Tratamento de Exceções
Java Como Programar: Tratamento de Exceções
Exemplos do livro JHTP 8a ed







21/12/2015 Seg (Recesso)







18 18/01/2016 Seg Java: Genéricos, Coleções
Java Como Programar: Coleções Genéricas
Exemplos do livro JHTP 8a ed
Exemplo: usando coleções
Exemplo: usando sobrecarga
Exemplo: usando métodos genéricos
Java Como Programar: Classes e Métodos Genéricos
Exemplos do livro JHTP 8a ed







19 20/01/2016 Qua Java Como Programar: Componentes GUI (Parte I)
Exemplos do livro JHTP 8a ed







20 25/01/2016 Seg (Prova 2)







21 27/01/2016 Qua (Continuação)







09/03/2016 C++: Primeiros Passos
C++: Classes e Objetos
C++: Herança
C++: Polimorfismo
C++: Exceções
C++: Genéricos, STL







12 Exercícios




#

Assunto




1

Java: Classes e Objetos




2

Java: Classes e Objetos: Uma Visão mais Detalhada




3

Java: Herança




4

Java: Polimorfismo




5

Java: Tratamento de Exceções




6

Java: Genéricos, Coleções




7

Programando em C++




8

Programando em C++: Polimorfismo e Ligação Dinâmica




9

C++: Classes, Objetos, Métodos, Sobrecarga, Funções Amigas




10

C++: Herança




11

C++: Polimorfismo e Exceções




13 Trabalhos




Assunto

Trabalho

Data entrega



14 Notas e frequências

Resultados de avaliações e frequências

Última atualização: 2016-03-11 13:19:30 por José Romildo Malaquias.