Marco Antonio Moreira de Carvalho

Projeto Treinamento em Algoritmos e Programação Avançada

Compilação por Linha de Comando

A Linha de Comando

Na prática de programação orientada a objetos, utilizaremos a compilação por linha de comando. Interpretadores de comandos possuem diferentes versões e nomes (shellbashpromptcmdcommand) em diferentes plataformas.

Esta maneira de compilar não é a única, e à primeira vista, pode não parecer a melhor, principalmente quando a comparamos a "telinha preta (ou branca)" com os Ambientes de Desenvolvimento Integrado (ou IDEs). No entanto, esta é uma maneira prática e que ao longo do curso de Ciência da Computação será aprimorado em outras disciplinas, como em Algoritmos e Estruturas de Dados I (no segundo período) e Programação Orientada a Objetos (no terceiro período), além de ser utilizado em projetos desenvolvidos na UFOP, como o TerraLab. Portanto, começamos desde já.

Podemos compilar por linha de comando tanto no Ubuntu como no Windows, os dois sistemas operacionais disponíveis em nossos laboratórios. Considero altamente recomendável que os alunos utilizem o sistema Ubuntu para programarem, porém, há liberdade de escolha.

Para os programas em C++, utilizaremos como compilador o g++, contido no GNU Compiler Collection (GCC). Para compilar usando o GCC no Ubuntu, basta abrir o terminal e executar os comandos necessários. No windows, é necessário instalar aplicações adicionais. Um tutorial sobre a instalação destas aplicações é encontrado aqui.

Tanto no Ubuntu quanto no Windows (considerando o MinGW instalado e sendo utilizado), usaremos as mesmas instruções para navegarmos pelo sistema de arquivos e também para compilarmos nossos programas.

Em um interpretador de comandos (ou linha de comando) é possível acessar, criar, remover e renomear pastas e arquivos, entre outras coisas. Recomendo a leitura do artigo "Dominando a Linha de Comando - Parte I" do Clube do Hardware para que você se familiarize. No menu "Linha de Comando" à esquerda nesta página, separei alguns comandos mais básicos e necessários.

A Compilação

Uma vez familiarizados com a linha de comando e suas instruções, compilar um programa usando o GCC fica simples:

1. Acesse a pasta onde se encontra o seu arquivo .c usando a instruçãocd;
  2. Digite o comando g++ arquivo.cpp -o arquivo -Wall (substituindo a palavra arquivo pelo nome do seu arquivo de verdade);
  3. Se o seu programa não apresentar erros, nenhuma mensagem será apresentada pelo compilador. Você já pode executar seu programa.
  4. Caso contrário, o compilador tentará te avisar onde está o erro do seu programa. Será necessário corrigir o erro em seu código fonte e compilá-lo novamente.

Lembre-se que toda vez que alterarmos nossos códigos, não podemos nos esquecer de salvar antes de compilar. Senão, estaremos compilando uma versão antiga de nossos programas, que não refletem as alterações realizadas.

A Execução

Uma vez compilado, seu programa pode ser executado pelo próprio terminal. Basta digitar ./ antes do nome do programa (por exemplo, ./programa).

Por enquanto, nossos programas não terão interfaces gráficas. Eles serão executados dentro do próprio terminal.

Telefone: +55 (31) 3559-1663  |  marco.opt@gmail.com