Túlio Toffolo
 Departamento de Computação  |  Universidade Federal de Ouro Preto

Maratona de Programação

Sobre a Maratona

A Maratona de Programação é parte de um campeonato mundial de programação, o International Collegiate Programming Contest (ICPC), organizado pela Association for Computer Machinery (ACM), organizado desde 1977.

Para chegar ao mundial, cada país organiza sua própria competição: no Brasil, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) organiza a competição em duas etapas: Regionais e Final nacional. A competição Brasileira é chamada de Maratona de Programação.

Na etapa das regionais, todos participam de uma maratona padronizada, em uma das várias sedes disponíveis. Existe uma distribuição de 50 vagas para a final brasileira entre todas as sedes. A final nacional é uma nova maratona disputada desta vez em uma única sede. Os 10 times mais bem qualificados recebem medalhas de ouro, prata e bronze e concorrem a vagas para a final mundial (pelo menos uma).

Como funciona?

Cada equipe participante é formada por 3 competidores, um técnico e um reserva. Para cada equipe, são disponibilizados um único computador e um (eventualmente 3) caderno de provas, para, primeiro, uma sessão de aquecimento (2 problemas em uma hora e meia) e depois a maratona em si (8 a 11 problemas em 5 horas ininterruptas).

As equipes criam um programa na linguagem preferida para resolver cada um dos problemas. O caderno de provas especifica, para cada problema, alguns casos de teste e exemplos de entradas e as saídas correspondentes para realização de testes preliminares.

Após decidirem que terminaram, a equipe envia o código-fonte, via um sistema específico, por rede, para os juízes, que por sua vez compilam o código-fonte e executam uma bateria de testes para verificar a se o programa está correto ou não.

Recursos

Departamento de Computação  |  ICEB  |  Universidade Federal de Ouro Preto
Campus Universitário Morro do Cruzeiro  |  CEP 35400-000  |  Ouro Preto - MG, Brasil
Telefone: +55 (31) 3559-1663  |  tulio[at]toffolo.com.br