Túlio Toffolo
 Departamento de Computação  |  Universidade Federal de Ouro Preto

BCC391 - Monografia II (2013/1)

Atividades

Esta disciplina pode ser resumida em 6 atividades principais, descritas a seguir. Os modelos e formulários utilizados para realizar as atividades estão disponíveis na seção modelos e formulários.

1. Definição de Orientador

Um termo de compromisso de orientação deve ser preenchido, impresso e assinado pelo orientador. O aluno deve digitalizá-lo e finalmente submetê-lo em formato PDF ao moodle.

O termo de compromisso está disponível na seção modelos e formulários.

2. Proposta de Monografia

Uma proposta de monografia deverá ser entregue, contendo:

  • Introdução: Nesta seção o aluno deverá localizar o leitor sobre o tema que deseja desenvolver, esclarecer o assunto que será estudado, delimitar o foco da pesquisa, e situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho.
  • Justificativa e relevância: Consiste na apresentação, de forma clara, objetiva e detalhada, das razões de ordem teórica ou prática que justificam a realização da pesquisa ou o tema proposto para avaliação inicial. A justificativa deve indicar a relevância e as contribuições do trabalho.
  • Objetivos gerais e específicos: Aqui o aluno deverá descrever o objetivo concreto da pesquisa que irá desenvolver: o que se vai procurar atingir ou buscar com esse trabalho. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral, por exemplo, exploração do tema, desenvolvimento, experimentos e análises.
  • Metodologia: detalhar como o trabalho será desenvolvido, explicar as etapas e procedimentos que devem ser feitos para alcançar os objetivos do trabalho.
  • Cronograma de atividades para a elaboração da monografia: a elaboração do cronograma esclarece sobre a divisão das tarefas no tempo. Considerando o semestre letivo, deve-se distribuir o tempo total disponível para a realização da pesquisa, incluindo nesta divisão a sua apresentação gráfica, entre as tarefas necessárias. Determinadas partes da pesquisa podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem das fases anteriores.

A proposta de monografia deverá ser elaborada em LaTeX, seguindo o modelo disponibilizado na seção modelos e formulários.

3. Definição da Banca

Um termo de composição de banca deve ser preenchido, impresso e assinado pelo orientador e por todos os membros que compõem a banca. Algumas considerações:

  • Deve-se indicar no termo, o horário, a data, e o local de realização da defesa da monografia. A monografia deve ser apresentada antes do último dia letivo do semestre. A reserva de sala bem como dos meios que serão utilizados na apresentação é de responsabilidade do orientador.
  • Este termo, após assinado, deve ser digitalizado em formato PDF e submetido ao moodle pelo aluno.
  • A escolha dos membros da banca é definida pelo orientador.
  • A banca deve ser composta por pelo menos 3 professores, sendo 2 deles necessariamente professores do DECOM.
  • Todo membro da banca precisa ser ao menos graduado em Computação ou áreas afins.

O termo de composição de banca pode ser obtido na seção modelos e formulários.

4. Entrega da Monografia

A monografia deve ser elaborada segundo o modelo disponível na seção modelos e formulários. O documento final deverá conter pelo menos:

  • Introdução: Nesta seção o aluno deverá localizar o leitor sobre o tema que deseja desenvolver, esclarecer o assunto que é estudado, delimitar o foco da pesquisa, e situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho.
  • Justificativa e relevância: Consiste na apresentação, de forma clara, objetiva e detalhada, das razões de ordem teórica ou prática que justificam a realização da pesquisa ou o tema proposto para avaliação inicial. A justificativa deve indicar a relevância e as contribuições do trabalho.
  • Objetivos gerais e específicos: Aqui o aluno deverá descrever o objetivo concreto da pesquisa ou do desenvolvimento do projeto realizada: o que foi atingido com esse trabalho.
  • Metodologia: detalhar como o trabalho foi desenvolvido, explicar as etapas e procedimentos que foram realizados para alcançar os objetivos do trabalho.
  • Resultados: apresentar os resultados obtidos com o trabalho.
  • Conclusões: apresentar as conclusoes alcançadas com a elaboração da pesquisa ou desenvolvimento do projeto.

Três (3 ou número de membros da banca) versões impressas e encadernadas da monografia devem ser entregues até às 16h do próximo dia letivo à entrega eletrônica na secretaria do DECOM.

5. Apresentação Oral

A sessão de apresentação da monografia terá duração de cerca de 1 hora, e será divida em 3 partes:

  1. Apresentação do trabalho: o aluno tem um prazo máximo de 20 (vinte) minutos para apresentar o seu trabalho.
  2. Arguição: a banca examinadora tem 25 (vinte e cinco) minutos para perguntas, que deverão ser respondidas pelo aluno.
  3. Conclusão: a banca tem 10 (dez) minutos para deliberação e para indicar a nota atribuída à monografia em formulário próprio. Este formulário, após assinado, deve ser digitalizado em formato PDF e submetido ao moodle pelo aluno.
  • Em caso de reprovação, o professor orientador dará ciência ao aluno logo após a decisão da banca.
  • Em caso de aprovação, o professor orientador divulgará a nota atribuída, mas lembrará ao aluno que aquela nota somente terá validade se forem feitas as correções porventura estabelecidas pela banca (no formulário) e entregue a versão definitiva no prazo estabelecido.

Observação sobre a apresentação:

  • A apresentação deve ser enviada via moodle, em um arquivo ZIP. Este arquivo deve ser nomeado da seguinte forma: XXXXX.zip, onde XXXXX indica o nome completo do aluno, sem espaços e sem acentos. Por exemplo, o aluno com nome João da Silva deve ter seu arquivo nomeado como JoaoDaSilva.zip.

6. Entrega de versão final da monografia e da ficha de avaliação da banca

Esta última atividade consistem em entregar uma única versão final da monografia impressa e encadernada em capa dura à secretaria do DECOM, bem como submeter toda a documentação, e código fonte se for o caso, em formato digital ao moodle.

  • A “FOLHA DE APROVAÇÃO” (3a. página do documento) deve estar assinada por todos os membros da banca.
  • Caso a versão final da monografia não seja entregue até a última data para lançamento de notas no sistemas da UFOP, a nota atribuída pela banca será anulada, ou seja, será lançada nota zero referente a nota da banca, e muito provavelmente o aluno estará reprovado na disciplina. Neste caso, as notas poderão ser alteradas, no próximo semestre, somente com justificativa por escrito do orientador. Ressalta-se que nestas situações, o pedido de alteração de nota deve aprovado pelo Conselho Departamental do ICEB.

Padrão para versão definitiva de Monografia (exemplo pdf / tex):

  • 1 via em capa dura na cor preta e letras douradas.
  • Fonte única: Times New Roman, ou Arial.
  • Tamanho da fonte: 12pts.
  • Observe que o título aparece escrito de baixo para cima.

 

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