Túlio Toffolo
 Departamento de Computação  |  Universidade Federal de Ouro Preto

BCC390 - Monografia I (2013/1)

Atividades

Esta disciplina pode ser resumida em 5 atividades principais, descritas a seguir. Os modelos e formulários utilizados para completar as atividades estão disponíveis na seção modelos e fomulários.

1. Definição de Orientador

Um termo de compromisso de orientação deve ser preenchido, impresso e assinado pelo orientador. O aluno deve digitalizá-lo e finalmente submetê-lo em formato PDF ao moodle.

O termo de compromisso está disponível na seção modelos e fomulários.

2. Proposta de Monografia

Uma proposta de monografia deverá ser entregue, contendo:

  • Introdução: Nesta seção o aluno deverá localizar o leitor sobre o tema que deseja desenvolver, esclarecer o assunto que será estudado, delimitar o foco da pesquisa, e situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho.
  • Justificativa e relevância: Consiste na apresentação, de forma clara, objetiva e detalhada, das razões de ordem teórica ou prática que justificam a realização da pesquisa ou o tema proposto para avaliação inicial. A justificativa deve indicar a relevância e as contribuições do trabalho.
  • Objetivos gerais e específicos: Aqui o aluno deverá descrever o objetivo concreto da pesquisa que irá desenvolver: o que se vai procurar atingir ou buscar com esse trabalho. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral, por exemplo, exploração do tema, desenvolvimento, experimentos e análises.
  • Metodologia: detalhar como o trabalho será desenvolvido, explicar as etapas e procedimentos que devem ser feitos para alcançar os objetivos do trabalho.
  • Cronograma de atividades para a elaboração da monografia: a elaboração do cronograma esclarece sobre a divisão das tarefas no tempo. Considerando o semestre letivo, deve-se distribuir o tempo total disponível para a realização da pesquisa, incluindo nesta divisão a sua apresentação gráfica, entre as tarefas necessárias. Determinadas partes da pesquisa podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem das fases anteriores.

A proposta de monografia deverá ser elaborada em LaTeX, seguindo o modelo disponibilizado na seção modelos e fomulários.

3. Relatório

O relatório deverá ser formatado como a proposta (item 2) e conter no mínimo as mesmas seções. As atividades desenvolvidas deverão ser descritas na proposta em separado, bem como trabalhos futuros e o cronograma para a conclusão da monografia na disciplina BCC391 - Monografia II.

  • É necessário descrever os resultados preliminares obtidos pelo trabalho. Caso o relatório não aponte o desenvolvimento de resultados preliminares, a nota atribuída a este quesito será zero (peso 2,0 pontos).

4. Avaliação do Orientador

Um formulário de avaliação do orientador deve ser preenchido, impresso e assinado pelo orientador e então digitalizado em formato PDF e finalmente submetido ao moodle pelo orientando.

Este formulário pode ser baixado na seção modelos e fomulários.

5. Apresentação Oral

Uma apresentação utilizando recursos multimídia em formato eletrônico deve ser elaborada visando apresentar:

  • O tema da monografia (introdução, justificativa/motivação, objetivos);
  • As atividades realizadas durante a disciplina, ou seja, as tecnologias e metodologia pesquisadas e estudadas e os resultados alcançados;
  • Trabalhos futuros e Cronograma para conclusão da monografia na disciplina BCC391 - Monografia II;

Observações sobre a apresentação:

  • A apresentação terá duração de 30 minutos (20 minutos de apresentação e 10 minutos para perguntas).
  • A apresentação deve ser enviada via moodle, em um arquivo ZIP. Este arquivo deve ser nomeado da seguinte forma: XXXXX.zip, onde XXXXX indica o nome completo do aluno, sem espaços e sem acentos. Por exemplo, o aluno com nome Tibúrcio da Silva deve ter seu arquivo nomeado como TiburcioDaSilva.zip.

Departamento de Computação  |  ICEB  |  Universidade Federal de Ouro Preto
Campus Universitário Morro do Cruzeiro  |  CEP 35400-000  |  Ouro Preto - MG, Brasil
Telefone: +55 (31) 3559-1663  |  tulio[at]toffolo.com.br