Dissertação PPGCC

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Linha de pesquisa: Recuperação e Tratamento da Informação
Data da defesa: 23 de Maio de 2014

Título
Detecção de Placas Veiculares: Uma Abordagem Adaptativa para a Localização de Placas Utilizando Descritores HoG

Autor
Raphael Felipe de Carvalho Prates

Orientadores
Guillermo Cámara Chávez - www | currículo lattes

Banca de Avaliação
Guillermo Camara Chavez (UFOP) - currículo lattes
David Menotti Gomes (UFOP) - currículo lattes
Erickson Rangel do Nascimento (UFMG) - currículo lattes
William Robson Schwartz (UFMG) - currículo lattes

Resumo
Um sistema de reconhecimento de placas veiculares é responsável por extrair informações visuais que possibilitem a identificação automática de veículos a partir de uma imagem ou sequência de imagens. Trata-se de uma área com muitos trabalhos publicados recentemente devido a sua aplicação em situações cotidianas como no pagamento automático de pedágios e no monitoramento do tráfego de veículos. Uma das etapas para a identificação dos veículos é a detecção das placas veiculares na imagem.Essa é considerada a fase mais crítica do sistema devido as dificuldades decorrentes de variações ambientais (dia, noite, sol e chuva) e entre diferentes placas (sujeiras, cores, fontes e oclusão). Uma abordagem comum na detecção de placas veiculares é varrer a imagem usando uma janela deslizante com uma proporçã0]o entre a largura e a altura semelhante a da placa veicular. No entanto, para lidar com diferentes escalas é necessário fazer esse processo não em uma escala, mas em uma pirâmide de diferentes escalas. Esse método se opções as exigências de desempenho do sistema que deve ser tempo-real. Assim, neste trabalho é proposto um método de detecção de placas veiculares utilizando janelas deslizantes que visa uma detecção eficaz analisando um número bem inferior de janelas na imagem quando comparado a abordagem em pirâmide. Com esse objetivo, dividimos o processo em duas etapas principais: (1) busca em uma quantidade mínima de escalas utilizando janelas deslizantes de forma a obter uma estimativa inicial da posição da placa e (2) a partir de cada estimativa inicial é realizada uma decomposição em mais escalas localmente, buscando um melhor casamento entre a janela de detecção e a placa real. Os resultados encontrados comprovam as vantagens do método proposto, são obtidas detecções mais precisas analisando 25% e 75% menos janelas que um método multiescalas convencional para as bases brasileira e grega, respectivamente. A confiabilidade do método é garantida por uma revogação de 98% para coeficiente de Jaccard de 50% em duas bases de imagens de diferentes nacionalidades.

Palavras-chave

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PPGCC - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

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