Seminário com o discente Bráulio Veloso, 24/04/19.

Seminário com o discente Bráulio Veloso, Data: 24/04/2019; Horário: 15:30; Local: Sala de Seminários DECOM III.

Título:
Personalização: uma característica ou atributo de Sistemas de Recomendação? Revisão Sistemática de Sistemas de Recomendação de Jornais Online e Caracterização do Comportamento de Usuários.

O trabalho, resultado de um estudo dirigido, apresenta uma revisão da literatura de Sistemas de Recomendação de Jornais Online, com foco em trabalhos que envolveram Caracterização do Comportamento de Usuários. Diversos artigos e capítulos de livros foram selecionados e analisados com intuito de responder as seguintes perguntas: Como caracterizar usuários de jornais online? Como usar os atributos extraídos dessa caracterização em sistemas de recomendação?.
A partir da análise foi possível identificar que a utilização de informações de contexto em conjunto com informações de feedback é em geral a melhor forma de se caracterizar os usuários. O contexto pode ser específico do usuário ou da interação com a aplicação. Outro ponto chave é a utilização de múltiplos perfis por usuário para capturar diferentes níveis de interação e de interesse, aumentar a adaptação e a personalização dos sistemas.
Perguntas como: O que são Sistemas de Recomendação? Em quais domínios são utilizados? Quais características dos usuários são usados como dados de entrada desses sistemas? Quais as principais abordagens e diferenças nos métodos propostos na literatura? O que são os conceitos de Acurácia, Novidade, Diversidade, Personalização e Adaptação? e outras particularidades foram estudadas e serão apresentadas no seminário.