Qualificação de Mestrado do discente Marlúcio Pires, dia 24/05/2019, as 11 horas.

Banca: Profs. Dr. Haroldo Gambini Santos (orientador) e Dr. Alan Robert Resende de Freitas
Título: Programação Inteira e Heurísticas de Programação Matemática para o Problema de Tabela de Horários de Cursos Universitários
Resumo: A construção de tabelas de horários de cursos universitários é um problema bastante conhecido na literatura e consiste na atribuição de horários e salas às disciplinas dos cursos universitários, minimizando-se a sobreposição de horários das aulas que possuem estudantes em comum. Em grandes instituições de ensino, a obtenção de soluções factíveis para o problema pode envolver a alocação de centenas ou milhares de recursos, respeitando um número igualmente grande de restrições. Este problema possui grande importância prática, porque a sua resolução, executada manualmente por uma pessoa, gasta longas horas para produzir horários que são geralmente de baixa qualidade ou não factíveis. Em contrapartida, a automatização deste processo poderia liberar recursos humanos para outras tarefas, além de produzir horários que oferecem mais qualidade nos eventos programados para alunos e professores. Neste trabalho, propõem-se métodos baseados em Programação Linear Inteira que forneçam soluções para o problema de tabela de horários de cursos universitários. A proposta foi avaliada através de testes aplicados em instâncias da International Timetabling Competition 2019, com resultados que sugerem se tratar de uma proposta promissora.