Qualificação de mestrado da discente Débora Diniz, dia 26/04/2019.

Qualificação de mestrado da discente Débora Diniz, dia 26/04/2019, as 15:15, no Auditório do Bloco de Salas de Aulas

Título: Segmentação de núcleos em células cervicais obtidas em exames de Papanicolau
Orientador: Dr. Marcone Jamilson Freitas Souza
Coorientadora: Dra. Andrea Gomes Campos Bianchi
Banca: Dr. Puca Huachi Vaz Penna
Resumo: Propomos uma abordagem baseada no Iterated Local Search (ILS) para detectar núcleos em imagens de células obtidas em exames de Papanicolau. O problema consiste em encontrar os melhores valores para os parâmetros a fim de identificar onde os núcleos das células estão localizados na imagem. Este é um passo importante na construção de uma ferramenta computacional para ajudar os patologistas a identificarem alterações celulares a partir de exames de Papanicolau. A abordagem é avaliada usando o banco de dados ISBI Overlapping Cytology Image Segmentation Challenge (2014), que possui 945 imagens sintéticas e seus respectivos gabaritos. A precisão alcançada pela abordagem heurística proposta está entre as melhores da literatura; no entanto, a revocação ainda precisa ser melhorada.