Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação recebe prêmio de melhor trabalho.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFOP recebe prêmio de melhor trabalho em Conferência Internacional
A mestranda Débora Nasser Diniz do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do Departamento de Computação (DECOM) e seus orientadores Marcone Jamilson Freitas Souza (DECOM), Andrea Gomes Campos Bianchi (DECOM) e Cláudia Martins Carneiro do Departamento de Análises Clínicas (DEACL), todos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), publicaram um artigo intitulado "An Iterated Local Search Algorithm for Cell Nuclei Detection from Pap Smear Images" no 21th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2019), ocorrido de 3 a 5 de maio de 2019, em Heraklion, Creta, Grécia.
O artigo recebeu o prêmio de melhor trabalho de estudante na área de Inteligência Artificial
e Sistemas de Suporte à Decisão no ICEIS 2019. No trabalho premiado os autores propuseram um algoritmo para detectar núcleos em imagens de células obtidas em exames de Papanicolaou. A ideia do trabalho é reduzir os desafios do exame de Papanicolaou, uma vez que uma coleta de amostras celulares gera em torno de 15000 imagens para análise manual dos citopatologistas. Além disso, surgem dificuldades como a fadiga física e mental desses profissionais, que interferem
negativamente no diagnóstico. Este é um passo importante na construção de uma ferramenta computacional para apoiá-los na identificação de alterações celulares e propiciar um diagnóstico mais rápido e confiável. Esse trabalho é resultado de um projeto colaborativo entre a Universidade Federal de Ouro Preto, a Universidade Federal do Ceará, o Lawrence National Berkeley Laboratory e a Universidade da Califórnia-Berkeley, denominado CRIC - Center for recognition and inspection of cells (https://www.facebook.com/cricdatabase/). Criado em 2013 e com o apoio do CNPq, Capes e Fapemig, os pesquisadores do CRIC vêm trabalhando principalmente na investigação de lesões em células cervicais.