Defesa de Dissertação Roberto Dias Aquino, dia 30/11/2018, as 14:00, sala de seminários DECOM.

Defesa de Dissertação Roberto Dias Aquino, dia 30/11/2018, as 14:00, sala de seminários DECOM - ICEB III.

Título: Abordagens Exatas e Heurísticas para o Problema de Planejamento de Ordens de Manutenção de Longo Prazo: Um Estudo de Caso Industrial de Larga Escala.

Banca: Prof. Dr. Marcone Jamilson Freitas Souza - UFOP; Prof. Dr. Marco Antonio Moreira de Carvalho - UFOP; Prof. Dr. Sérgio Ricardo de Souza - CEFET-MG; Me. Jonatas Batista Costa das Chagas - UFOP.

Este trabalho propõe uma modelagem de programação linear inteira mista e algoritmos meta-heurísticos para um problema real de planejamento de manutenção de longo prazo para uma planta de beneficiamento de minério de ferro no Brasil. Este é um problema complexo de programação de ordens de manutenção preventiva, para o qual é necessário atribuir ordens de manutenção preventiva para as equipes de trabalho disponíveis em um horizonte de 52 semanas. Primeiro foi desenvolvido um modelo de programação inteira mista e os resultados foram utilizados como um benchmark. Como o modelo não foi capaz de resolver a instância real, foram propostos algoritmos meta-heurísticos para resolvê-la; esses algoritmos foram baseados nos métodos Simulated Annealing, Variable Neighborhood Search, Multi-Start, Biased Random-Key Genetic Algorithm e algorítmos meméticos. Os algoritmos heurísticos desenvolvidos foram capazes de resolver a instância real, assim como melhorar a maioria dos resultados das instâncias menores, levando a novos benchmarks.