Defesa de Dissertação Priscila Sad, dia 31/10/2018, as 15:00, sala de seminários DECOM.

Defesa de Dissertação Priscila Sad, dia 31/10/2018, as 15:00, sala de seminários DECOM - ICEB III.

Título: Estimando similaridades entre entidades quando apenas os nomes estão disponíveis

Resumo: Estimar a similaridade entre entidades desempenha um papel importante em várias tarefas, como tarefas de expansão de consultas, desambiguação e recomendação de entidades. Identificar a similaridade entre entidades por meio dos nomes, como entre títulos de artigos científicos, pode não ser viável a partir, apenas, da comparação direta ou usando abordagens de similaridade baseadas em conhecimento. A Web, por outro lado, traz uma grande variedade de dados sobre diversos assuntos e é de livre acesso, sendo uma fonte de dados viável para auxiliar na verificação de similaridade entre um par de nomes de entidades em diversos domínios. Neste trabalho, é proposto um método para calcular a similaridade entre dois nomes de entidades, baseadas na comparação direta e nas características inferidas a partir de dados obtidos da Web e com o auxílio de termos de gênero. Os experimentos mostram que o método é capaz de verificar a similaridade entre nomes de entidades, mesmo entre aqueles que compartilham poucos ou mesmo nenhum termo, superando o método baseline.