Defesa de Dissertação Leonardo Cabral, dia 14/12/2018, as 14:00, sala de seminários DECOM.

Defesa de Dissertação Leonardo Cabral, dia 14/12/2018, as 14:00, sala de seminários DECOM - ICEB III.

Título: Uma Abordagem Evolucionária para o Problema Escalonamento de Tarefas em Máquinas Idênticas Paralelas com Limitações de Ferramentas

O Problema de Escalonamento de Tarefas em Máquinas Flexíveis Paralelas Idênticas com Restrições de Ferramentas, consiste em alocar tarefas a um conjunto de máquinas flexíveis paralelas, com o objetivo de minimizar o tempo máximo de processamento das tarefas pelas máquinas. Especificamente, as tarefas possuem tempo de processamento igual em qualquer máquina, porém, possuem tempo de preparo prévio que depende de todas as tarefas anteriores sequenciadas na mesma máquina, devido a configurações de ferramentas nas máquinas flexíveis. Neste trabalho, este problema NP-Difícil é abordado utilizando-se a metaheurística paralela Algoritmo Genético de Chaves Aleatórias Viciadas hibridizada com procedimentos de busca local organizados em uma Descida em Vizinhança Variável. São apresentados resultados inéditos para um conjunto de 2880 instâncias da literatura, incluindo resultados ótimos para 12,31% entre as menores instâncias. O método proposto é comparado ao atual estado da arte e obtém 91,81% das melhores soluções. Novas melhores soluções são apresentadas para 52,75% do total de instâncias. Adicionalmente, o método proposto apresenta tempo de execução 92,69% menor, dominando assim o atual estado da arte.

Data de defesa: 14/12/2018 as 14:00h
Banca
Prof. Dr. Marco Antonio Moreira de Carvalho (Orientador)
Prof. Dr. Túlio Ângelo Machado Toffolo