Conheça o Programa

A proposta de criação do curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da UFOP foi oficialmente aprovada e recomendada pela CAPES com conceito 3 durante a 111ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES/CAPES), realizada entre os dias 24 a 28 de agosto de 2009, em Brasília.

Os primeiros três anos do programa (2010-2012) foram suficientes para demonstrar a qualidade da pesquisa desenvolvida pelos docentes e discentes. Os resultados obtidos incluem premiações nacionais e internacionais importantes e o reconhecimento no país pelas agências de fomento e por empresas do potencial de execução com sucesso de projetos de pesquisa e inovação tecnológica pelos grupos de pesquisa que o compõe. Esse reconhecimento também pode ser observado através da quantidade de recursos que o corpo de pesquisa atraiu para a universidade nesse período. O resultado de todo esse trabalho fez com que, já na primeira avaliação trienal realizada pela CAPES, o nosso programa de pós-graduação passasse a ter conceito 4, evidenciando a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido.

Dado o bom desempenho do programa nos seus primeiros anos de atividade, a proposta de criação do curso de Doutorado Acadêmico em Ciência da Computação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFOP foi oficialmente aprovada e recomendada pela CAPES com conceito 4 durante a 156ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES/CAPES), realizada no período de 8 a 12 de dezembro de 2014, em Brasília. Com isso, em 2015, o programa iniciou as atividades do curso de Doutorado em Ciência da Computação.

Os cursos de Doutorado e Mestrado em Ciência da Computação pretendem preparar profissionais capacitados para a pesquisa, ensino e também para contribuir para a evolução do conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação.

Com relação ao perfil do profissional que se pretende formar, espera-se que o egresso desses cursos sejam capazes de consolidar um potencial para a pesquisa, o ensino e a inovação, associada a uma visão crítica e atual da área.

No que diz respeito ao público alvo, os cursos destinam-se aos profissionais com formação em Ciência da Computação ou áreas afins, que estejam interessados em aprofundar seus conhecimentos em uma das linhas de pesquisa definidas pelos cursos. É possível identificar duas grandes áreas de atuação para esses profissionais:

  • Ensino e pesquisa, onde poderão atuar em centros de pesquisas e cursos de Computação do país;
  • Empresarial/empreendedora, onde poderão investir na criação de novos produtos de software ou sistemas de computação.

As atividades desses profissionais englobarão:

  • Investigação e desenvolvimento de conhecimento e tecnologias na área de Computação;
  • Análise e modelagem de problemas do ponto de vista computacional-científico;
  • Projeto e implementação de sistemas inovadores que usem tecnologias e métodos de Computação.

PPGCC - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Departamento de Computação  |  ICEB  |  Universidade Federal de Ouro Preto
Campus Universitário Morro do Cruzeiro  |  CEP 35400-000  |  Ouro Preto - MG, Brasil
Telefone: +55 31 3559-1692  |  ppgccufop@gmail.com