CIC241 – Banco de Dados

 

Carga Horária: 108 Horas (24h – Encontros / 96h – Estudos dirigidos)

Professor: David Menotti (menottid@gmail.com)

1º Semestre de 2009

 

Horário:

Quarta-feira das 19:00 as 20:40, Instituto de Ciência Exatas e Biológicas - ICEB

Turma 11 - Sala COM01 ou COM30 (ICEB I) - Encontros

 

Novidades

Disponível modelo em latex para confecção dos relatórios referentes aos estudos dirigidos (22/04/2009 – 21:00)

Escolha de Projetos: Thiago - proposta 1; Luciano - proposta 2; Mauro – proposta 3 (22/04/2009 – 20:20)

Correção no formato dos relatórios dos Estudos Dirigidos (20/04/2009 – 14:30)

Enunciado do Trabalho Prático disponível (16/04/2009 – 17:00)

Cronograma tentativo disponível (15/04/2009 – 21:00)

 

 

Ementa

Modelagem de dados: modelos conceituais, modelo E-R e suas variações.

O modelo relacional: normalização e manutenção da integridade.

Linguagens: cálculo e álgebra relacional.

Arquitetura de sistemas de bancos de dados.

Mecanismos de proteção.

Recuperação.

Segurança.

Controle de concorrência.

Noções de bancos de dados distribuídos.

Ferramentas e técnicas utilizadas na solução de problemas de sistemas de informação utilizando bancos de dados.

Modelagem; tradução do projeto lógico para o projeto físico.

Desenvolvimento de aplicações.

 

 

Programa & Objetivos

Os encontros estão estruturados de modo a haver cerca de 50 minutos de discussão sobre o tema do encontro concebido na forma de relatório realizado como estudo dirigido e o restante do tempo será destinado ao acompanhamento da execução do projeto. O curso terá dois objetivos igualmente importantes:

 

 

Bibliografia Básica

Elmasri e Navathe, Fundamentals of Database of Systems, Addison-Wesley, 3a. edition, 2000.

Ramakrishnan and Gehrke, Database Management Systems, McGraw-Hill, 3a. edition, 2002.

Silberschatz, Korth, and Sudarshan, Database System Concepts , McGraw-Hill, 3a. edição traduzida.

 

Bibliografia Complementar

Date, Introdução a Sistemas de Bancos de Dados, Editora Campus, Tradução da 8a. edição americana, 2003.

Garcia-Molina, Ullman and Jennifer Widom, Database Systems: The Complete Book, 2nd edition.

Heuser. Projeto de Banco de Dados, Editora Sagra Luzzato, 5a. Edição, 2004.

 

 

Avaliação da Aprendizagem

Um trabalho prático dividido em duas partes: 7 pontos (1ª parte – 2 pontos, 2ª parte – 2 pontos, e 3ª parte (final) – 3 pontos)

Oito relatórios para avaliar os estudos dirigidos: 2,4 pontos (0,3 cada)

Presença: 0,6 pontos

Exame especial: 10 pontos (substitui a nota integral do semestre)

 

 

Cronograma tentativo para 1º Semestre de 2009 (12 encontros)

Encontro

Data

Dia Semana

Atividade

1

01/04/2009

Quarta-feira

Apresentação da disciplina

2

22/04/2009

Quarta-feira

1º. Relatório – Modelagem de dados: modelos conceituais, modelo E-R e suas variações & O modelo relacional: normalização e manutenção da integridade.

3

29/04/2009

Quarta-feira

2º. Relatório – Linguagens: cálculo e álgebra relacional.

4

06/05/2009

Quarta-feira

3º. Relatório – Arquitetura de sistemas de bancos de dados.

5

13/05/2009

Quarta-feira

4º. Relatório – Mecanismos de proteção & Recuperação

6

20/05/2009

Quarta-feira

5º. Relatório – Segurança & Controle de concorrência.

7

28/05/2009

Quarta-feira

Entrega de relatório e apresentação referente à primeira parte do trabalho prático

8

03/06/2009

Quarta-feira

6º. Relatório – Noções de bancos de dados distribuídos.

9

10/06/2009

Quarta-feira

7º. Relatório – Ferramentas e técnicas utilizadas na solução de problemas de sistemas de informação utilizando bancos de dados.

10

24/06/2009

Quarta-feira

Entrega de relatório e apresentação referente à segunda parte do trabalho prático

11

01/07/2009

Quarta-feira

8º. Relatório – Modelagem; tradução do projeto lógico para o projeto físico.

12

08/07/2009

Quarta-feira

Entrega de relatório e apresentação referente à parte final do trabalho prático

 

 

Trabalho Prático

Veja a descrição de três propostas. Cada aluno deve escolher uma dessas propostas.

Devem ser confeccionados relatórios obedecendo aos seguintes requisitos:

1.      Dados relevantes

a.       DATA DE ENTREGA: até as 19h do referido encontro

b.      Não serão aceitos relatórios após a data limite.

c.       Formato - até 10 páginas, impresso, contendo OBRIGATORIAMENTE seções com os títulos indicados a seguir. Estas seções poderão ser subdivididas, mas a organização indicada é obrigatória.

d.      Só serão aceitos trabalhos em PAPEL, entregues em mãos

2.      Formato obrigatório

O texto do projeto deve ser organizado obedecendo a seguinte ordem:

ALUNOS (nome completo e número de matrícula do alunos)

A seguir, o texto deve conter as seguintes seções numeradas conforme a ordem a seguir:

a.       Introdução: esta seção apresenta a motivação e o objetivo do trabalho.

b.      Descrição do trabalho realizado: esta seção descreve as atividades realizadas até o momento (por exemplo, versões iniciais do projeto conceitual do BD que será desenvolvido, estudo preliminar de ferramentas, etc.). Deve-se, também, indicar os problemas/dificuldades enfrentados.

c.        Metodologia: esta seção apresenta as atividades que serão realizadas, discutindo a sua importância para o sucesso do trabalho.

d.      Cronograma: esta seção apresenta o cronograma dos trabalhos futuros.

e.       Bibliografia: referências bibliográficas em formato padrão.

3.      Apresentação de 15 minutos (+- 3 minutos) em forma de slides (powerpoint ou beamer (latex))

4.      Entrega eletrônica

Além de entregues em papel, os trabalhos práticos devem também ser entregues via moodle (www.decom.ufop.br/moodle).

Obs.: Deve ser entregue um único arquivo compactado contendo todos os arquivos utilizados.

 

 

Estudos dirigidos – devem ser confeccionados relatórios obedecendo aos seguintes requisitos:

1.      Dados relevantes

a.       DATA DE ENTREGA: até as 19h do referido encontro.

b.      Não serão aceitos relatórios após a data limite.

c.       Formato - até 5 páginas, impresso, contendo OBRIGATORIAMENTE seções com os títulos indicados a seguir. Estas seções poderão ser subdivididas, mas a organização indicada é obrigatória.

d.      Só serão aceitos trabalhos em PAPEL, entregues em mãos.

2.      Formato obrigatório

O texto do projeto deve ser organizado obedecendo a seguinte ordem:

ALUNOS (nome completo e número de matrícula do alunos)

A seguir, o texto deve conter as seguintes seções numeradas conforme a ordem a seguir:

a.       Introdução: esta seção introduz os assuntos estudados.

b.      Descrição do trabalho realizado: esta seção descreve brevemente os assuntos estudados.

c.       Bibliografia: referências bibliográficas em formato padrão.

3.      Entrega eletrônica

Além da entrega em papel, os relatórios referentes aos estudos dirigidos também devem ser entregues via moodle (www.decom.ufop.br/moodle)

Obs.: Deve ser entregue um único arquivo do tipo PDF.

 

 

Alunos - Matriculados no site da UFOP – Área do Professor – em 15/04/2009

No.

No. Matrícula

Nome

Mail

1

04.1.4079

LUCIANO VILAS BOAS ESPERIDIAO

lucianovilasboas@gmail.com

2

05.1.4136

MAURO RODRIGO GILBERTO CARNEIRO

rodhotx@hotmail.com    maurorodrigogc@hotmail.com

3

04.1.4154

RAFAEL LOUREIRO TEIXEIRA

 

4

05.1.4994

THIAGO GONZAGA BELMONTE GALVAO

thiagobandinha@gmail.com

5

03.1.4122

VINICIUS HENRIQUE MOL