Seminário Profa. Dra. Fátima N. Sombra de Medeiros, dia 28/04/16, às 15:30, SALA 07 - ICEB.

Título: Processamento Digital de Imagens: Aplicações em Saúde Humana e do Meio Ambiente
Palestrante: Profa Dra. Fátima N. Sombra de Medeiros - DETI - UFC
Local: Sala 07 do ICEB
Dia: 28/04/2016
Horário: 15:30h

Resumo:

Esta palestra abordará o uso de técnicas de processamento digital de imagens médicas no auxílio ao diagnóstico de desvios posturais, avaliação do tratamento fisioterapêutico dos mesmos por reeducação postural global e identificação de sinais de doenças como a retinopatia diabética através da detecção de estruturas como rede de vasos, mácula, fóvea, microaneurismas e disco óptico. A vantagem de identificar precocemente sinais destas doenças na coluna lombar e no olho (retinopatia diabética) é o principal fator motivador deste trabalho pois assim é possível prevenir estágios mais graves da doença que levem à invalidez. A retinopatia diabética pode levar o paciente à cegueira e portanto acarreta ônus econômico e social com aposentadorias precoces e tratamentos prolongados.

Além do mais existe a possibilidade de incorporar estas técnicas a sistemas de telemedicina em saúde para fins de triagem de pacientes, o que pode levar à redução de gastos com deslocamentos de pacientes para grandes centros, e estímular programas preventivos de triagem e detecção de outras doenças como câncer de útero por HPV.

Além do processamento de imagens médicas destacaremos o uso destas técnicas no monitoramento de derrames de óleo no mar através do uso de imagens de radar de abertura sintética. Regiões que estão sob a influência da indústria petrolífera como áreas do entorno de refinarias de petróleo, rotas marítimas de transporte, regiões de extração onshore e offshore estão sob risco potencial de derrames sejam estes acidentais ou criminosos. Daí a importância do monitoramento periódico dos oceanos através de imagens de radar embarcados em satélites ou aeronaves. Em geral, a caracterização de uma mancha de óleo requer informações contextuais de dados meteorológicos, localização geográfica, velocidade e direção dos ventos, geometria da mancha dentre outros. Neste trabalho mostraremos a metodologia utilizada para abordar este problema.