Seminário de Qualificação de Mestrado de Felipe Novaes, dia 07/07/17, as 10:00 no DECOM.

Seminário de Qualificação de Mestrado de Felipe Novaes, dia 07/07/17, as 10:00 na Sala de Seminários do DECOM.

Título:
Propostas para Solução do Problema de Movimentação de Tripper

Resumo:
Os trippers são equipamentos frequentemente encontrados em uma planta de beneficiamento mineral. Sua função é distribuir o minério proveniente de etapas anteriores do processo em um silo com várias subdivisões. A movimentação de trippers é um problema de decisão que é definido pela determinação do posicionamento do equipamento ao longo dos compartimentos do silo. O sistema silo-tripper foi modelado na forma de um problema de otimização linear combinatória visando-se encontrar a movimentação ótima do carro. Três paradigmas foram utilizados para obter uma solução exata: programação linear mista inteira, backtracking e programação dinâmica. Estas abordagens se mostraram limitadas em casos de instâncias grandes uma vez que o tempo necessário para alcançar a solução exata é muito alto. Algoritmos aproximados foram desenvolvidos com o objetivo de conseguir soluções relativamente boas em relação aos métodos exatos mas em um período de tempo consideravelmente menor. As meta-heurísticas aplicadas a este problema foram: busca local, algoritmo guloso, GRASP e simulated anealing. Estas abordagens se mostraram eficientes, gerando soluções próximas às exatas mas em tempo significativamente menor.