Seminário com o discente Célio Ferreira, dia 13/06, de 13:30, na Sala de Seminários do DECOM.

Seminário com o discente Célio Ferreira, dia 13/06, de 13:30, na Sala de Seminários do DECOM - ICEB III.

Low-Energy Smart Cities network usando LoRa e Bluetooth

A integração de redes de perfil de baixo consumo de energia, como LPWAN (Low Power Wide Area Network) e WPAN (Wireless Personal Area Networks), permitirá economicamente novos aplicativos de IoT (Internet of Things) para SC (cidades inteligentes). As tecnologias LPWAN LoRA e WPAN BLE (Bluetooth Low Energy) são encontradas em dispositivos de baixo custo que utilizam frequências não licenciadas. A fusão de suas características permitiria o surgimento de aplicativos que transmitissem dados de longo alcance (45Km), usando baixo consumo de energia, baixo custo de fabricação e implementação simplificada, eliminando a dependência das operadoras móveis. Neste trabalho, integramos LPWAN e WPAN usando LoRa e BLE no paradigma de FOG Computing, possibilitando modelos de rede em que ocorre preprocessamento nas nas bordas da rede, transmitindo apenas dados consolidados para a nuvem. Nós implementamos um testbed integrando LoRa e BLE e simulamos cenários SC com LoRa. O conjunto de resultados obtidos pelo testbed e a simulação nos permite avaliar a viabilidade de mesclar as aplicações LoRa-BLE para IoT SC, alem de discutir a aplicação de tecnologias disruptivas como o Blockchain neste cenário.