Seminário com o Danilo santos, dia 22/06/17, as 09:00 no DECOM.

Seminário com o Danilo Santos, dia 22/06/17, as 09:00 no DECOM.

Título: Uma heurística híbrida em CPU-GPU baseada no método Scatter Search para resolver o problema de alocação generalizada.

No Problema de Alocação Generalizada, tarefas devem ser atribuídas a agentes com recursos limitados, afim de minimizar o custo de alocação. Este problema tem várias aplicações na industria e frequentemente aparece como subestrutura para outros problemas de otimização combinatorial. Para aproveitar o poder computacional das unidades de processamento gráfico em uma metaheurística Scatter Search, propõe-se um método que gere eficientemente um pool de soluções usando busca tabu e um mecanismo de cadeia de ejeção. As características comuns são extraídas do pool e as soluções são combinadas para explorar um espaço restrito das soluções, com um modelo de programação binária. As instâncias clássicas variam de 100-1600 tarefas e 5-80 agentes, mas devido à grande quantidade de soluções ótimas encontradas pelo método, propomos novas instâncias de grande porte com até 9000 tarefas e 600 agentes. Os resultados indicam que o método é competitivo com algoritmos presentes na literatura.