Qualificação de mestrado do discente Leonardo Soares, dia 11/05/18.

Qualificação de mestrado do discente Leonardo Soares, dia 11/05/18, as 16:30 na Sala de Seminários do DECOM - ICEB III.

Título: Uma Abordagem Evolucionária para o Problema Escalonamento de Tarefas em Máquinas Idênticas Paralelas com Limitações de Ferramentas
Resumo: O Problema de Escalonamento de Tarefas em Máquinas Flexíveis Paralelas Idênticas com Restrições de Ferramentas, consiste em alocar tarefas a um conjunto de máquinas flexíveis paralelas, com o objetivo de minimizar o tempo máximo de processamento das tarefas pelas máquinas. Especificamente, as tarefas possuem tempo de processamento igual em qualquer máquina, porém, possuem tempo de preparo prévio que depende de todas as tarefas anteriores sequenciadas na mesma máquina, devido a configurações de ferramentas nas máquinas flexíveis. Este problema NP-Difícil é abordado utilizando-se a metaheurística Algoritmo Genético de Chaves Aleatórias Viciadas. São apresentados resultados inéditos para um conjunto de 2880 instâncias da literatura. Nos casos em que há dados disponíveis, o método proposto é comparado ao atual estado da arte e demonstra ser competitivo, com soluções de alta qualidade em baixo tempo computacional. Em quatro grupos de instâncias, o método proposto foi capaz de gerar novos melhores resultados.