Qualificação de mestrado do discente Jean Carlos Campos, dia 31/07/17.

Título: "Novos modelos e uma heurística relax-and-fix para o Problema da Árvore Geradora Mínima Capacitada em Níveis"
Data: 31/07/2017
Banca: Marcone Jamilson Freitas Souza (Orientador), Haroldo Gambini Santos
Este trabalho tem seu foco no Problema da Árvore Geradora Mínima Capacitada em Níveis (PAGMCN). Ele consiste em encontrar uma árvore geradora de custo mínimo, tal que o fluxo a ser transferido de um nó central aos demais nós seja limitado pela capacidade das arestas. Para resolvê-lo, propomos neste trabalho uma nova formulação de programação matemática e um algoritmo híbrido, combinando o método Variable Neighborhood Search (VNS) e um modelo matemático. A formulação matemática proposta, chamada ''Modelo Baseado na Capacidade das Facilidades 2'' (MBC2), é baseada na formulação considerada a mais eficiente da literatura. A motivação para a utilização do modelo MBC2 está em fornecer um limite inferior de qualidade, esperando assim convergir mais rapidamente à solução ótima. Experimentos computacionais mostraram que a formulação proposta, quando comparado ao modelo da literatura, melhora a qualidade da relaxação linear, fornecendo assim um limite inferior melhor e justificando a sua utilização. Para o desenvolvimento do algoritmo híbrido, foi utilizado o modelo MBC2 proposto neste trabalho, em razão da sua capacidade de proporcionar um limite inferior de qualidade. A formulação é usada para fornecer uma solução inicial ao VNS. Resultados mostram que o VNS melhora a solução inicial e gera soluções com gaps relativamente pequenos nas instâncias usadas para teste.