Qualificação de Mestrado do aluno Isaias Januario, o dia 16/06/2018 às 09:00h.

Qualificação de Mestrado do aluno Isaias Januario, o dia 16/06/2018 às 09:00h, na Sala de Seminários do DECOM - ICEB III.

Resumo: A processo de substituição lexical no idioma inglês permeia diferentes tarefas inerentes às áreas de Recuperação de Informação e Processamento de Linguagem Natural. Como é o caso do uso em ferramentas de aprendizagem de um segundo idioma através de exercícios de substituição de palavras ou mesmo no uso em ferramentas de simplificação de texto. Para tal, a elaboração de métodos para mensurar a adequabilidade de termos sinônimos dentro de uma sentença faz-se necessária. Neste trabalho, apresentamos uma metodologia voltada à geração de um ranking de sinônimos baseado no contexto de uso. Nossa metodologia utiliza da definição associada às palavras que emergem como candidatas a compor o resultado final. Esta definição é obtida de diferentes fontes, tais como dicionários e ontologias. Estas últimas permitem o uso de relações semânticas entre diferentes palavras de modo a apoiar auxiliar a abordagem a gerar o ranking. A validação da nossa abordagem é realizada em um cenário de experimentação amplamente adotado na literatura, que aplica métricas de qualidade de rankings com a anotação provida por pessoas fluentes do idioma inglês. A principal vantagem deste tipo de experimentação é a possibilidade de comparar a qualidade do método em elaboração (algoritmo, dicionários e ontologia) quando conflitados com o subjetivismo das pessoas de maior domínio do idioma inglês.