Qualificação de Mestrado do aluno Ademir Guedes, o dia 17/07/2018 às 11:00h.

Qualificação de Mestrado do aluno Ademir Guedes, o dia 17/07/2018 às 11:00h, na Sala de Seminários do DECOM - ICEB III.

Data/Horário: 17/07/18 às 11h
Título: Reconhecimento de Cenas de Violência em Tempo Real
Resumo: O Problema de Detecção de Ações Violentas em Vídeo consiste em detectar cenas que caracterizem violência em um fluxo de vídeo, ou conjunto de quadros que o compõem. As ações violentas em questão podem ser das mais diversas, desde brigas, empurrões e assaltos até tiros e explosões. Os fluxos de vídeo a serem analisados também podem ser de diversas origens, sejam trechos de um filme, arquivos de vídeo disponibilizados na Internet ou mesmo gravações em tempo real utilizadas para vigilância e segurança de determinadas áreas. Identificar de forma automática a presença de violência em vídeos tem utilidade para a classificação de vídeos e filmes, para o bloqueio de conteúdo impróprio para determinados públicos e para melhor desempenho dos seguranças responsáveis por áreas sob vigiância, reduzindo o tempo de resposta a eventuais situações violentas. Nesse trabalho, propõe-se, inicialmente, uma abordagem baseada no método Space-Time Interest Points, utilizando o paradigma Bag of Visual Words e um classificador SVM, de modo a detectar ações violentas que envolvem luta corporal nos fluxos de vídeo de bases de dados da literatura. Além de identificar a presença de violência nos vídeos, pretende-se identificar o período de tempo e o espaço no quadro do vídeo em que tais ações ocorrem.