Qualificação de mestrado da discente Kelly de Oliveira, dia 10/05/2019.

Qualificação de mestrado da discente Kelly de Oliveira, dia 10/05/2019, as 14 horas, na Sala de Seminários do DECOM - ICEB III.

Título: Heurísticas matemáticas aplicadas ao problema de carregamento de contêineres.

Resumo: Este trabalho tem seu foco no Problema de Carregamento de Contêineres (CLP, do inglês Container Loading Problem). Neste problema, deseja-se alocar caixas de forma retangular em contêineres de modo que todas as caixas sejam alocadas e o volume total dos contêineres usados seja o menor possível. Devido ao crescente número de encomendas enviadas mundialmente, há uma demanda por parte das empresas e da sociedade por métodos para alocar caixas em contêineres de forma eficiente. Neste trabalho, são estudadas duas variações do CLP em que há diversos tamanhos de contêineres disponíveis, o que aumenta a complexidade do problema. O primeiro problema considera apenas as restrições essenciais que devem ser observadas ao realizar o carregamento de caixas, a saber: todos as caixas devem ser alocadas; caixas não podem se sobrepor dentro de um contêiner; e caixas devem ser alocadas inteiramente dentro da área do contêiner. Já o segundo problema foi proposto pela montadora de carros Renault, e considera uma série de restrições quanto ao modo de inserir os itens nos contêineres, além de englobar requisitos comumente encontrados na prática. Este trabalho propõe duas heurísticas matemáticas para o CLP, baseadas em Fixação Forte e Local Branching. As duas estratégias utilizam uma variação da heurística gulosa Best-Fit para produzir uma solução inicial e, em seguida, realizam uma busca local utilizando um modelo de programação inteira mista. Resultados preliminares indicam que o método Fixação Forte se sobressai quando comparado ao Local Branching, embora o Local Branching tenha sido capaz de melhorar a melhor solução conhecida para uma instância.