Qualificação de mestrado da discente Júlia Cária, dia 10/05/2019, as 15 horas.

Qualificação de mestrado da discente Júlia Cária, dia 10/05/2019, as 15 horas, na Sala de Seminários do DECOM - ICEB III.

Heurística General Variable Neighborhood Search para o Problema do Caixeiro Viajante Múltiplo com Drones
Orientador: Puca Huachi Vaz Penna
Co-Orientador: Túlio Ângelo Machado Toffolo
Banca: Marco Antonio Moreira de Carvalho

Os avanços tecnológicos dos Veículos Aéreos Não Tripulados, comumente chamados de drones, incentivaram o mercado à criação de novas aplicações em diferentes áreas, incluindo militar, resposta a emergências, saúde, comunicações e logística envolvendo estes veículos. No entanto, limitações devido à capacidade da bateria, peso máximo e regulamentações legais restringiram o campo operacional dos drones em muitas aplicações.
Visando superar a limitação da bateria, surgiram operações híbridas envolvendo um ou mais drones lançados de um veículo maior. Sendo que o veículo maior opera como um depósito móvel e uma plataforma de recarga. Nesta dissertação, descrevemos um modelo de roteamento que utiliza de vários drones e vários caminhões. O problema do Multiple Traveling Salesman Problem with Drones ou Problema do Caixeiro Viajante Múltiplo com Drones considera um conjunto de locais que devem ser visitados por um caminhão ou um drone de maneira a minimizar o tempo total de entrega. Ao empregar diversos veículos, esses locais podem ser visitados em paralelo, reduzindo assim o tempo total para entregar um conjunto de pacotes e retornar ao depósito. Este trabalho aplica a heurística General Variable Neighborhood Search para solução do problema. A eficiência do algoritmo é avaliada em 400 instâncias da literatura, e os resultados obtidos são comparados com as soluções encontradas na literatura.