Qualificação de doutorado do discente Thiago Macedo, dia 15/08, as 14:00.

Qualificação de doutorado do discente Thiago Macedo, dia 15/08, as 14:00, na Sala de Seminários

Titulo:Tratamento de Restrições utilizando Múltiplos Heaps em Algoritmos Evolutivos Caixa-Cinza

Resumo: Muitos problemas de otimização fornecem acesso à representação algébrica explícita parcial ou total do problema, incluindo subfunções e grafos de interação de variáveis. Esta informação extra permite o desenvolvimento de resolvedores eficientes através de novos operadores. Além de operadores de reprodução distintos para uma variedade de categorias de problemas, os algoritmos caixa-cinza foram propostos como uma forma de explorar essas informações adicionais durante a pesquisa. Considerando operadores evolutivos recentes na literatura, propomos adaptações aos operadores de reprodução evolutiva caixa-cinza e algoritmos de busca local para lidar com problemas restritos, um campo ainda pouco explorado em otimização evolutiva caixa-cinza. Os resultados mostram que os métodos propostos alcançam melhores soluções que os algoritmos tradicionais em um conjunto de problemas binários e inteiros restritos e alcançam soluções ótimas na literatura para algumas instâncias.

Banca : Prof. Dr. Puca Huachi Vaz Penna;
Prof. Dr. Túlio Ângelo Machado Toffolo;