Qualificação de doutorado do discente Theo Silva Lins, dia 03/05/18.

Qualificação de doutorado do discente Theo Silva Lins, dia 03/05/18, as 10:00, na Sala de Seminários do DECOM - ICEB III.

Titulo: Framework 4.0: Migrando para Indústria 4.0

Com a chegada da Indústria 4.0, entra em foco o aumento da produtividade, diminuição nos custos e melhoria na qualidade do produto. Surgindo um novo desafio, modernizar as indústrias utilizando as tecnologias envolvidas na Indústria 4.0, mas isso não é uma tarefa simples, pois deve integrar todos os conceitos tecnológicos que estão por trás da nova revolução industrial.
O crescente interesse das indústrias em dar um salto tecnológico para Indústria 4.0, aumentou a busca por tecnologias que possam ajudar em sua implantação. Essas tecnologias também vem evoluindo com o passar dos anos, e possibilitando cada vez mais a implantação. Mas, para a revolução industrial ocorrer é necessário integrar antigas e novas tecnologias industriais.
Sendo assim, em nosso projeto de pesquisa apresentamos um framework que realiza a comunicação e integração dos equipamentos das indústrias existentes com os dispositivos da Indústria 4.0.
Para validar o funcionamento do framework foi implantando um protótipo com uma planta industrial e a inclusão de dispositivos IoT. O framework possui APIs que otimizam o processo de produção industrial com informação da base de dados histórica. Oferece um modo de eficiência energética, que reduz o consumo de energia nos intervalos e durante a produção. Tolerância a falha na comunicação dos dispositivos da indústria, incluindo os equipamentos clássicos, além da segurança a ataques e controle de acesso através de um firewall.