Qualificação de doutorado do discente Rodolfo Costa, dia 01/10/18, na Sala de Seminários do DECOM.

Qualificação de doutorado do discente Rodolfo Costa, dia 01/10/18, as 13:30 na Sala de Seminários do DECOM.

Título: Um Algoritmo Evolutivo Simbólico adequado para Problemas de Larga Escala
Resumo:
Algoritmos Evolutivos (EAs) são amplamente aplicados a problemas práticos de otimização, como por exemplo, problemas dinâmicos, robustos e multiobjetivos. Essa flexibilidade dos EAs vem ao custo de poucas linguagens formais de modelagem serem capazes de representar essas categorias de problemas de otimização. Entretanto, as Linguagens de Modelagem Algébrica (AMLs) são tradicionalmente utilizadas na maiorias das áreas da otimização. A popularidade das AMLs é explicada pela facilidade de representação em notação matemática. Especialmente no contexto de EAs, as abordagens mais recentes dependem de uma análise da definição do problema para utilização de operadores baseados em decomposição que são fundamentais para problemas de larga escala. Este trabalho apresenta um Algoritmo Evolutivo Simbólico (SEA) que utiliza uma linguagem de modelagem que possibilita ser compilada para representações numéricas e algébricas do problema. A representação algébrica permite a formulação de operadores específicos ao domínio do problema, bem como, a representação numérica permite uma avaliação mais rápida das funções objetivo. Por fim, os resultados preliminares demonstram que a abordagem proposta simplifica a solução de novos modelos, facilita a reutilização de código para desenvolvimento de novos operadores e permite a aplicação de operadores de busca que permitam diminuir o tempo de computação, especialmente para problemas de otimização de larga escala.