Qualificação de doutorado do discente Rafael Gomes, dia 28/06/17.

Qualificação de doutorado do discente Rafael Gomes, dia 28/06/17, as 10:00, na sala de seminários do DECOM - ICEB III.

Título: Técnicas de Programação Inteira para Problemas de Planejamento na Área Hospitalar
Resumo: O presente trabalho apresenta técnicas de modelagem matemática que utiliza Programação Inteira (PI) como eficiente ferramenta para soluções de problemas que envolvam otimização na área de saúde. Duas abordagens são consideradas neste trabalho: o Problema de Escalonamento de Enfermeiras (NRP) e o Problema de Sequenciamento de Salas de Cirurgias (SRDP).
O Problema de Escalonamento de Enfermeiras é um problema de otimização onde as enfermeiras com determinadas habilidades devem ser alocadas em turnos e dias específicos dentro de uma escala. O objetivo é obter uma solução viável enquanto minimiza-se o número de violações das diversas restrições fracas existente no problema. Este trabalho apresenta uma heurística baseada em Variable Neighborhood Search (VNS) para acelerar o procedimento de geração de colunas para o NRP além de uma heurística Relax-and-fix para encontrar soluções viáveis. A Heurística VNS proposta rapidamente produz um conjunto de diversas colunas com custo reduzido negativo para serem inseridas em cada iteração da geração de colunas. Experimentos computacionais foram executados em um conjunto de instâncias da Segunda Competição Internacional de Escalonamento de Enfermeiras (INRC-II). O algoritmo melhorou a melhor solução conhecida em até 10% para todas as 29 instâncias ocultas. As soluções melhoradas tiveram um gap de otimalidade no máximo 8%.
Este trabalho apresenta também uma primeira proposta para o Problema de Sequenciamento de Salas de Cirurgias baseado em um estudo de caso real do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, onde após o levantamento de requisitos e análise de dados, um primeiro modelo foi proposto e os resultados preliminares já demonstram serem promissores na busca de uma solução otimizada para a distribuição de salas cirúrgicas. Complementa este trabalho o desenvolvimento de um software web capaz de especificar e resolver problemas de otimização na área da saúde onde haja a integração direta com os modelos matemáticos propostos, possibilitando uma aplicação real das técnicas aqui apresentadas.