Qualificação de doutorado do discente Maurício José da Silva, dia 24/05/18.

Qualificação de doutorado do discente Maurício José da Silva, dia 24/05/18, as 16:00, na Sala de Seminários do DECOM, ICEB III.

Título: Caracterização de mobilidade veicular utilizando quantificadores de Teoria da Informação

Novas propostas de aplicações e protocolos para redes veiculares surgem todos os dias. É crucial avaliar, testar e validar estas propostas em larga escala antes de implantá-las no mundo real. Simulação é o método preferido pelos pesquisadores para avaliar suas propostas por permitir avaliações em larga escala e com baixo custo. É conhecido que, em simuladores para redes veiculares, modelos de mobilidade realistas são um requisito para produzir avaliações confiáveis. Porém, os modelos de mobilidade atuais são baseados em modelos aleatórios, normalmente o Random Waypoing, e não representam a mobilidade veicular.

Neste trabalho apresentamos a caracterização global, por dia da semana e por hora do dia, do comportamento veicular utilizando somente informações de velocidades coletadas em diferentes cenários reais.
Para realizar esta caracterização utilizamos a metodologia de Bandt-Pompe aplicada à séries temporais produzidas a partir das velocidades dos veículos. Em seguida, o histograma de probabilidade é atribuído aos seguintes quantificadores de Teoria da Informação: Entropia de Shannon, Complexidade Estatística e Medida da Informação de Fisher.

Os resultados mostram que as velocidades veiculares possuem comportamento similar ao ruído colorido com espectro de potência F^(-k) para k >= 0.
Adicionalmente, utilizando a mesma metodologia, verificamos a fidelidade dos modelos de mobilidade usados em um dos principais simuladores de redes veiculares.
A avaliação revelou que estes modelos produzem resultados incompatíveis com os resultados observados em cenários reais.