Qualificação de doutorado do discente André Amâncio, dia 24/11/17.

Qualificação de doutorado do discente André Amâncio, dia 24/11/17, as 10:00 na Sala de Seminários do DECOM - ICEB III.

Banca: Prof. Dr. Joubert de Castro Lima, Prof. dr. Marco Antônio Moreira de Carvalho e Prof. Dr. Pedro Ribeiro Andrade.

Título: Uma álgebra para modelagem e simulação de mudanças espaciais contínuas

Modelos de mudanças contínuas comumente baseiam-se no paradigma de Dinâmica de Sistemas. No entanto, esse paradigma não fornece suporte para uma representação explícita e heterogênea do espaço geográfico, nem de sua estrutura topológica (vizinhança). Por isso, ainda é um desafio utiliza-lo na modelagem de mudanças espaciais. Neste contexto, este trabalho estende o paradigma de Dinâmica de Sistemas para o desenvolvimento de modelos espacialmente explícitos de mudanças contínuas. Para isso, propõe e avalia uma álgebra que provê tipos e operadores destinados à representação de fluxos de energia e matéria entre regiões do espaço geográfico. São introduzidos conjuntos de operações algébricas similares aos existentes nas Álgebras de Mapas, permitindo a representação de fluxos locais, focais e zonais. Estudos de caso são utilizados para avaliar a utilidade, expressividade e eficiência computacional da álgebra proposta.