Palestra do Prof. Felipe Campelo, 05/11/15, às 14h00, na Sala de Seminários do DECOM, ICEB III

Título: Planejamento de experimentos e comparação estatística de meta-heurísticas

Data: 05/11/2015 às 14h00.

Local: Sala de Seminários do DECOM

Palestrante: Prof. Felipe Campelo

The area of metaheuristics is maturing into a widely recognised field, and most of this development is driven by a strong experimental component. However, methodological flaws still motivate criticism and skepticism from a number of researchers - and they are not wrong. This tutorial introduces the main components needed for performing statistically and methodologically sound experiments with metaheuristics, and discusses some advanced concepts involved in the design of experiments and derivation of well-supported conclusions. The tutorial also provides practical advice for avoiding the most common experimental pitfalls in experimental algorithmic research.

Short bio: Felipe Campelo possui graduação em Engenharia Elétrica (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado (M.Sc., Information Science and Technology, 2006) e doutorado (Ph.D., Systems Science and Informatics, 2009) pela Hokkaido University, Japão. Atua nos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Aeroespacial e de Sistemas, e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFMG; e como colaborador do Laboratory of Hybrid Systems, Hokkaido University. É membro do Institute of Electric and Electronic Engineers (IEEE), Association for Computing Machinery (ACM), e do conselho superior da Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (SBIC). Atua também como membro do Grupo de Otimização e Projeto Assistido por Computador (GOPAC) e do Operational Research and Complex Systems Laboratory (ORCS Lab), ambos na UFMG. Ocupa ainda o cargo de sub-chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG. Seus principais interesses são o estudo de aplicações e aspectos teóricos de algoritmos evolutivos; planejamento e análise estatística de experimentos; e análise de sobrevivência aplicada a sistemas elétricos.