Palestra com o Prof. Flávio Martins, dia 16/08/19, as 10:30 na Sala de Seminários do DECOM - ICEBIII

Título: Técnicas de Otimização e Inteligência Artificial Aplicadas a Problemas Práticos.

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais empresas e indústrias buscam soluções inovadoras. A Inteligência Artificial e a Pesquisa Operacional têm sido cada vez mais utilizadas como uma ferramenta para resolver problemas práticos de forma eficiente. Grandes e pequenas empresas do setor público e privado têm percebido os ganhos que as aplicações dessas técnicas podem trazer, como: redução de custos, melhoria de processos, aumento da lucratividade e possibilidade de interpretação de grandes bases de dados para análise e suporte à decisão. Nesta palestra serão abordadas algumas aplicações recentes, dando ênfase a dois problemas práticos:

1) Otimização de Infraestrutura para Redes Veiculares.

A sociedade moderna está em um contexto de convergência tecnológica, que envolve um crescente e incessante necessidade de conectividade. Além disso, a mobilidade urbana representa, hoje em dia, um dos desafios mais significativos enfrentados pelas cidades do mundo. Estas questões, apesar de supostamente diferentes, também podem ser abordadas através de um Sistema de Transporte Inteligente (ITS). O progresso no desenvolvimento de ITS deve-se principalmente à melhoria dos sistemas de comunicação, empregando redes ad hoc veicular (VANETs), uma categoria de redes móveis ad hoc, cujos nós são unidades de infraestrutura rodoviária (RSUs) e veículos equipados com sensores integrados e módulos de comunicação sem fio. Um algoritmo eficiente para resolver a alocação de RSUs em uma VANET com transmissão multi-hop e comunicação síncrona será mostrado. Considerou-se uma rede veicular com arquitetura híbrida que permite a comunicação de infra-estrutura para veículo, bem como a comunicação veículo-veículo.

2) Um modelo de otimização para auxiliar no planejamento estratégico de um Serviço Médico de Emergência.

Serão apresentados os resultados recentes da aplicação de pesquisa operacional e inteligência artificial no setor de saúde pública em uma grande cidade do Brasil, especificamente no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Serão apresentadas abordagens mono e multiobjetivo que se propõe a reduzir o tempo de resposta e fornecer tempos de intervalo semelhantes a cada um dos chamados, para que a maioria da população tenha acesso ao mesmo nível de serviço. Os resultados podem auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores públicos para melhorar o nível de atendimento à população, contribuindo também para o gerenciamento de seus custos e orçamentos.