Palestra com o Prof. Dr. Gustavo Pessin, dia 03/12 as 15:30 no DECOM.

Título: "Abelhas Chipadas, ou: Aprimorando o entendimento de insetos sociais e suas aplicações em monitoramento de ecossistemas".

Data: 03/12/2018    Local: Sala de seminários do DECOM    Horário: 15:30h

Ministrante: Prof. Dr. Gustavo Pessin (pesquisador ITV-Vale)

Descrição: Desde 2014, abelhas da Amazônia e Austrália tem nos ajudado a entender melhor ecossistemas, por aceitarem carregar mochilas tecnológicas. Essas mochilas (tags RFID) permitem observar alguns fatores de comportamento, e dessa forma podemos entender melhor como atributos do ambiente podem impactar nas suas vidas (e como isso se relaciona a nossa capacidade de gerir melhores ecossistemas). Nessa conversa, aspectos do projeto microssensores serão apresentados, e você verá como as abelhas tecnológicas podem lhe ajudar a entender o ambiente em que você está inserido.

Mais informações e vídeo no link http://www.vale.com/brasil/PT/initiatives/environmental-social/iniciativas-sociais-para/abelhas-importante-mundo/Paginas/default.aspx

Informações sobre Gustavo Pessin:
Gustavo Pessin conseguiu seu doutorado em 2013 em Ciência da Computação no Instituto de Matemática e Ciência da Computação da Universidade de São Paulo. Pessin permaneceu no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), como pós-doutorando no Media Lab, no segundo semestre de 2015. Durante seu doutorado, Pessin fez pesquisas no Laboratório de Robótica Móvel (ICMC / USP) junto com o Laboratório de Robótica (Heriot-Watt University, Reino Unido), onde permaneceu como professor visitante por um ano (2011-2012). Além disso, durante seu doutorado, Pessin contribuiu com pesquisadores do Grupo de Sistemas Distribuídos (ICMC / USP) e do grupo de Comunicação e Sistemas Distribuídos (Universität Bern, Suíça). Atualmente, Pessin é pesquisador assistente no Laboratório de Computação Aplicada, no Instituto Tecnológico Vale e está associado aos programas de pós-graduação do ITV e da UFPA, onde atua como orientador. Seus tópicos de pesquisa incluem robôs móveis autônomos, redes de sensores sem fio e aprendizado de máquina aplicada.