Defesa de mestrado do discente Pedro Garcia, dia 06/09/2019, as 10:00 na sala de seminários do DECOM - ICEB III.

Título: Aquisição de imagens digitais e identificação dos ovos do mosquito aedes aegypti baseado em um modelo de aprendizado profundo

O mosquito Aedes aegypti pode transmitir algumas doenças, o que faz o estudo da proliferação deste vetor uma tarefa necessária. Com o uso de armadilhas feitas em laboratório, denominadas ovitrampas, é possível mapear a deposição de ovos numa determinada comunidade. Através de uma máquina fotográfica, acoplada a uma lupa, são adquirido imagens contendo os elementos (ovos) a serem contados. Essas imagens serão processadas a partir de um sistema de cores. Primeiramente, o objetivo é encontrar a cor negra, mesma dos ovos. A partir dessas imagens já trabalhadas, realiza-se um processo de transferência de aprendizado com uma rede neural convolucional (CNN). A intenção é separar quais elementos são realmente ovos dos demais. Neste método, é possível identificar cada ovo como um simples objeto. Em 10% das imagens de teste, a contagem realizada pelo modelo em relação ao número real de ovos foi considerada de moderada correlação, isso acontece em imagens que tem uma alta densidade de ovos ou aparecem elementos negros que se parecem com ovos do mosquito, porém não são. Para as demais 90% de imagens teste a contagem foi considerada de correlação perfeita.

Banca:

André Vital Saúde UFLA