Defesa de Mestrado de Thiago Alcântara Luiz; 30/03/2015, as 15:00, Sala de Seminários.

Defesa de Mestrado de Thiago Alcântara Luiz; 30/03/2015, as 15:00, Sala de Seminários do DECOM - ICEB III.

Banca: Prof. Dr. Alan Robert Resende de Freitas

Prof. Dr. Frederico Gadelha Guimarães

Prof. Dr. Marco Antônio Moreira de Carvalho

Profa. Dra. Silvia Grasiella Moreira Almeida

Título: Alocação de Canais em Redes WLAN Considerando a Utilidade Marginal Total da Conexão para Usuários.

Resumo: Redes locais sem fio (WLAN) têm sido amplamente utilizadas nos últimos anos. A fim de atender um número crescente de usuários, estas redes têm cada vez um número maior de pontos de acesso (access points ou AP) que operam em uma área reduzida, sem atenção suficiente para a seleção do canal de operação. A sobreposição de canais entre APs vizinhos é o principal fator de degradação do desempenho da rede para os usuários. No entanto, o número limitado de canais não sobrepostos disponíveis torna o problema de alocação de canais difícil. Os modelos de alocação de canais encontrados na literatura geralmente ignoram a qualidade de conexão dos usuários, e adotam, por exemplo, apenas o nível de interferência total no ambiente ou percentual de usuários submetidos a algum nível de interferência. Neste trabalho, propomos um novo modelo de alocação que visa encontrar um mapeamento de canais para os APs que compõem uma rede WLAN, com o objetivo de maximizar a qualidade total de conexão dos usuários considerando a Utilidade Marginal. O conceito de utilidade envolve a satisfação de um usuário em relação a qualidade da sua conexão, estimado pela intensidade de sinal recebida pelo AP e as perdas causadas pela interferência. Os resultados obtidos utilizando Algoritmos Genéticos mostram que os modelos de alocação, que desconsideram a qualidade de conexão, priorizam alguns usuários e geram grande desequilíbrio na distribuição das velocidades de conexão, isto é, não adotam a degradação causada pelos níveis de interferência na conexão dos usuários separadamente.

Palavras-chave: Redes Locais Sem Fio; Alocação de canais; Algoritmos Genéticos; Utilidade Marginal.