Defesa de Dissertação Wander de Souza, dia 30/01/17, as 09:30, Sala de Seminários, DECOM, ICEB III.

Título: Uma metodologia de ponderação de sinônimos para geração automática de exercícios de vocabulário

Banca: Prof. Dr. Álvaro Rodrigues Pereira Júnior; Prof. Dr. Luiz Henrique Merschmann; Profa. Dra. Lucelene Lopes.

Resumo: Aprender um novo idioma é algo fundamental no mundo globalizado de hoje. O inglês se destaca como o idioma mais estudado atualmente por ser o idioma mais utilizado na produção das mais diversas mídias, nas quais cita-se filmes, músicas, jogos, seriados, entre outros. A necessidade de aprender um novo idioma e, principalmente, a língua inglesa, vem impulsionando a criação de novos métodos de aprendizados. Busca-se principalmente uma maior comodidade ao estudante, como a possibilidade de estudar em casa, através da Internet. Entretanto, as metodologias de ensino continuam padronizadas e engessadas, não considerando à individualidade de cada aluno no processo de aprendizagem. Uma metodologia de ensino que seja adequada a individualidade de cada aluno demanda de métodos capazes de gerar conhecimento ao estudante por meio do uso de temas que sejam de seu interesse. Dessa forma, neste trabalho propõe-se o desenvolvimento de uma metodologia de construção de ponderação de sinônimos para geração automática de exercícios de vocabulário, no intuito de automatizar a geração de exercícios de vocabulário. O estudo mostrou a viabilidade da aplicação da ponderação automática dos sinônimos e da escolha adequada das palavras utilizadas para o problema de geração de exercícios da língua inglesa. Em especial, para o melhor cenário estudado, a acurácia de seleção alcançou 84,8\%, o que parece ser um resultado satisfatório para que se possa, no futuro, gerar uma aplicação real para a geração automática de exercícios de vocabulário.