Defesa de Dissertação Pedro Lopes Silva, dia 08/06/2018, as 09:00, sala de seminários DECOM.

Título: Fusionamento de multimodalidades com computação evolucionária e Deep Learning
Resumo:
A biometria já é um tema bem consolidado na literatura. Entre as modalidades biométricas comumente utilizadas estão a face, íris e impressão digital. Há diversos trabalhos que são baseados em uma única modalidade biométrica, contudo, sistemas que fazem uso de somente uma modalidade são suscetíveis a ataques de diversas naturezas (ataques de Spoofing) e ruídos de todos os tipos, especialmente em ambientes não cooperativos. Como os ambientes não cooperativos estão se tornando cada vez mais comuns, técnicas para contornar esse problema estão ganhando mais atenção, dentre elas, técnicas multi-modais. A forma de como fusionar os dados de diferentes modalidades ainda é um problema em aberto. Neste trabalho, propõe-se um modelo unimodal para a íris, além de um modelo multimodal de reconhecimento para a íris e a região periocular utilizando o algoritmo Particle Swarm Optimization e Deep Learning. Os resultados são reportados usando as imagens da competição NICE.II no cenário de galeria aberta. Para a íris reportamos 2,22 de decidibilidade e EER de 14,56%, enquanto para o fusionamento da íris e da região periocular, reportamos decidibilidade de 3,45 e EER de 5,55%, atingindo novos estado-da-arte.

Orientador: Gladston Moreira
Banca: Prof. Dr. David Menotti Gomes e Prof. dr. Jefersson Alex dos Santos