Defesa de Dissertação Paulo Calaes, dia 07/09/17, as 09:00, sala de seminários DECOM

Título: Segmentação de núcleos de células cervicais em exame de Papanicolau

Banca: Prof Dra Andrea Gomes Campos Bianchi, Prof. Dr. Gladston Juliano Prates Moreira, Profa Dra. Daniela Mayumi Ushizima e Profa. Dra Fátima Nelsizeuma Sombra de Medeiros

A utilização de algoritmos que possam auxiliar no diagnóstico do exame de Papanicolau vem sendo estudada ao longo das últimas décadas devido ao aumento dos casos de câncer cervical na população e respectivos dados coletados. Uma das etapas dessa automatização do diagnóstico é a segmentação automática das imagens. Alguns dos maiores problemas quando se realiza a segmentação deste tipo de imagens são: a sobreposição celular, o dobramento das células e os artefatos que se confundem aos núcleos. Então é apresentada uma nova abordagem de segmentação nuclear utilizando uma heurística associadas a um algoritmo genético multi-objetivo. O processo envolve três etapas principais, que são, o pré-processamento, a calibração da heurística e a segmentação dos núcleos. Experimentos realizados com bases de dados sintéticas disponibilizadas no Overlapping Cervical Cytology Image Segmentation Challenge - ISBI 2014 e uma nova base de imagens reais sugerem uma melhoria na detecção dos núcleos em comparação com os resultados obtidos pelos vencedores do desafio. Desse modo, esse trabalho apresenta uma interface web colaborativa criada para a geração de uma base de dados com imagens reais e um método para segmentação de núcleos que utiliza uma heurística associada a um algoritmo evolutivo multi-objetivo.