Defesa de Dissertação Milton Stiilpen Jr, dia 29/09, as 10:00, Sala de Seminários, DECOM, ICEB III

Defesa de Dissertação de Mestrado do Discente Milton Stiilpen Jr, dia 29/09, as 10:00, Sala de Seminários, DECOM, ICEB III

Banca: Prof. Dr. Luiz Henrique Campos Merschmann - UFOP; Prof. Dr. Anderson Almeida Ferreira - UFOP; Prof. Dr. Fabrício Benevenuto - UFMG.

Título: Uma Metodologia de Processamento de Textos Informais em Português Brasileiro para Aplicações de Mineração de Dados.

Resumo: Redes Sociais online (RSO) surgiram no início do século XXI e dão indícios de que terão vida longa. Cerca de 64% dos usuários de mídias sociais dizem acessar ao menos uma rede social todos os dias. Desse modo, é imensa a quantidade de dados gerados por esses canais de comunicação. O Processamento de Linguagem Natural em textos de redes sociais é um tema de pesquisa recente que vem atraindo um número cada vez maior de pesquisadores. Portanto, neste trabalho, é proposta uma metodologia capaz lidar com a diversidade do português brasileiro, com o informalismo, com a natureza de tempo real e com a falta de contextualização de textos publicados em redes sociais. A metodologia proposta foi avaliada em duas tarefas (Categorização de Texto e Mineração de Opinião) e os resultados experimentais mostraram que os mecanismos de pré-processamento existentes na metodologia foram importantes para obtenção de bons resultados.

Palavras-chave: Mineração de Dados, Redes Sociais Online, Processamento de Linguagem Natural.