Defesa de Dissertação Lauro Moraes, dia 08/06/2018, as 14:30, sala de seminários DECOM.

Título: "Classificação de Regiões Promotoras em Organismos Eucariontes e Procariontes Utilizando Redes em Cápsulas"

Dia: 08/06/2018

Horário: 14:30.

Aluno: Lauro Ângelo Gonçalves de Moraes

Orientador: Gladston Juliano Prates Moreira

Resumo:

Com o desenvolvimento de novas tecnologias de sequenciamento de DNA, um grande volume de informações deve ser devidamente processada e analisada. Por isso, novos estudos buscam apresentar novas técnicas para as tarefas básicas da área conhecida como bioinformática. Uma importante tarefa é a anotação genômica funcional, que necessita para seu êxito, identificar corretamente as chamadas regiões promotoras, que exercem importantes funções regulatórias de transcrição genética. Apesar de diversas metodologias terem sido propostas na literatura para a identificação destas regiões, este ainda não é um problema bem resolvido. Alguns trabalhos foram realizados utilizando diferentes arquiteturas de redes neurais artificiais. Em 2017 foi apresentada para o mundo uma arquitetura baseada em cápsulas, bastante diferente das tradicionais, que se mostrou bastante eficiente em processar imagens de dígitos. Entretanto, ainda faltam aplicações e validações deste modelo em outras áreas. Na bioinformática ainda não há registros do uso de cápsulas, assim, este trabalho realiza uma experimentação deste novo modelo sobre o problema da classificação de regiões promotoras em DNA.