Defesa de Dissertação Kledilson Souza, dia 31/01/17, as 15:00, Sala de Seminários, DECOM, ICEB III

Defesa de Dissertação Kledilson Ferreira, dia 31/01/17, as 15:00, Sala de Seminários, DECOM, ICEB III.

Título: A Framework for Classification and Practice of Verb Tenses in English Language

Banca: Prof. Dr. Álvaro Rodrigues Pereira Júnior; Prof. Dr. Anderson Almeida Ferreira; Prof. Dr. Marco Antônio Pinheiro de Cristo.

Resumo: Este trabalho descreve um framework desenvolvido para a classificação de tempos verbais em textos de língua inglesa e geração automática de exercícios focados em tempos verbais, baseados em textos escolhidos para estudo. A classificação é baseada em regras que foram analisadas e melhoradas ao decorrer do trabalho. Esta pesquisa traz um método para geração de exercícios de transposição/transformação de tempos verbais. Através desse método, é possível transpor cada tempo verbal em uma sentença para um outro tempo verbal, se houver exemplo do tempo verbal destino indexado para o processo. O método de tranposição de tempos verbais também pode ser aplicado em outros contextos, facilitando a aplicação de uma ação a um tempo verbal. Nossos resultados demostram que o framework é efetivo para o seu propósito, tendo uma precisão média de 98.17% na tarefa de classificação de tempos verbais.