Defesa de Dissertação Filipe Nepomuceno, dia 29/06/2018, as 09:00, sala de seminários DECOM.

Banca de defesa: Prof. Dr. Álvaro Rodrigues Pereira Júnior; Prof. Me.Reinaldo Silva Fortes; Prof. Dr. Anderson Almeida Ferreira; Prof. dr. Anísio Mendes Lacerda

Título: Uma metodologia de avaliação para Sistemas de Recomendação de Rádios Web

Resumo: O crescimento do conteúdo multimídia na internet nos últimos anos é notável, especialmente aquele proveniente de streams de rádio em tempo real (o Internet-Stream Radio), ou simplesmente Rádio Web, dificultando o acesso dos usuários à informações de interesse. Assim, a recomendação de rádios web visa a sugerir estações de rádio disponíveis on-line com conteúdo em tempo real que supostamente sejam interessantes para o usuário-alvo, semelhante à recomendação de músicas ou playlists. No entanto, como a próxima sequência de músicas da programação de rádios web é geralmente desconhecida, a recomendação se torna um desafio ainda mais complexo. Neste trabalho, propomos uma nova metodologia para avaliação de sistemas de recomendação de rádios web, sendo que a modelagem proposta por nosso trabalho utiliza somente os conteúdos presentes nas programações de rádios para avaliar a qualidade das recomendações sugeridas. Isso é feito pelo fato de acreditarmos que o que realmente importa para a satisfação do usuário no momento de requisição da recomendação é o conteúdo que será apresentado na sequência dessa requisição, e não conteúdo que não ocorrerá na da programação das rádio web quando o usuário estiver on-line. Utilizando métricas de acurácia, novidade e diversidade, foram realizados experimentos que validaram a efetividade da metodologia proposta e um estudo de caso utilizando o algoritmo da ferramenta Radialize, permitindo concluir que a utilização de informações como rádios favoritas e rádios mais ouvidas influenciam negativamente a qualidade da recomendação à medida que o volume de informações sobre interações do usuário aumenta.