Defesa de Dissertação de Josiane Rezende, dia 04/09, as 15:00, Sala de Seminários, DECOM, ICEB III

Titulo: Um algoritmo híbrido para resolução de problemas binários.

Resumo:

Este trabalho apresenta um método híbrido, denominado HGVPRLB, para resolver problemas lineares binários. O método combina os procedimentos Greedy Randomized Adaptive Search Procedures -- GRASP, Variable Neighborhood Descent -- VND, propagação de restrições, e cortes Local branching. Tal como em todo algoritmo GRASP, o método HGVPRLB apresenta duas fases que interagem entre si até que o tempo limite seja atingido. A primeira fase é a de construção de uma solução inicial e a segunda, de refinamento dessa solução construída. Na fase de construção é utilizado o resolvedor CBC e um procedimento de propagação de restrições de forma a gerar uma solução inicial para o problema. O resolvedor CBC relaxa as variáveis binárias, isto é, atribui o valor de cada variável no intervalo real [0,1]. O procedimento propagação de restrições possui a finalidade de verificar se existe solução viável ao se fixar uma determinada variável no valor 1. Se esta solução existir, ele poderá retornar, ainda, um conjunto de possíveis fixações das demais variáveis. Na fase de refinamento são utilizados cortes Local branching controlados pelo procedimento VND até que um tempo previamente definido seja atingido. Os cortes Local Branching utilizam um resolvedor de programação linear inteira como uma ferramenta caixa-preta para explorar eficientemente subespaços das soluções do problema. O método desenvolvido foi aplicado a um conjunto de problemas binários da biblioteca MIPLIB 2010 com o intuito de verificar sua capacidade de obter soluções viáveis de qualidade variando-se o tempo de processamento. Os experimentos computacionais realizados mostraram que quando o tempo de processamento aumenta, o método consegue aumentar tanto o número de soluções viáveis quanto a qualidade delas. Além disso, o método desenvolvido se mostrou superior a outro método da literatura, bem como a dois outros resolvedores de código aberto nesses dois indicadores de avaliação.